segunda-feira, 22 de outubro de 2018

2

[OPINIÃO]: Livro: Meninas pequenas, grandes sonhos (Amelia Earheart e Anne Frank)



Título: Amelia Earheart (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)
Autor: Maria Isabel Sanches Vergara,
Chancela: NUVEM DE LETRAS
Data de publicação: 10/2018
Língua: Português
Formato, páginas: CAPA DURA, 40
Dimensões: 134 X 250 mm
ISBN: 9789896656669
EAN: 9789896656669
Idade recomendada: A partir de 4 anos

Título: Anne Frank (MENINAS PEQUENAS GRANDES SONHOS)
Autor: Maria Isabel Sanches Vergara,
Chancela: NUVEM DE LETRAS
Data de publicação: 10/2018
Língua: Portugués
Formato, páginas: CAPA DURA, 40
Dimensões: 135 X 240 mm
ISBN: 9789896656638
EAN: 9789896656638
Idade recomendada: A partir de 4 anos

Meninas pequenas, grandes sonhos

Uma colecção para meninos e meninas descobrirem como pequenos sonhos se transformaram em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.

Amelia Earheart - A pequena Amelia Earhart tinha os pés bem assentes na terra, mas o seu sonho era andar com a cabeça nas nuvens. Um dia, o seu sonho de menina concretizou-se e Amelia tornou-se a primeira mulher a rasgar as nuvens sobre o Oceano Atlântico, de avião.


Anne Frank - Anne Frank viveu um momento trágico e excepcional da história do mundo, mas nunca perdeu a esperança e alimentou sempre o seu maior sonho: ser escritora. Hoje, é por esse sonho tornado realidade que a conhecemos.


Opinião

Quem segue o blog sabe que sou absolutamente perdida por livros infantis... Para além de adorar lê-los (e gosto muito mais de os ler agora do que quando era pequena), acredito que podem ter um papel muito importante nos mais novos. 

Estes dois são completamente deliciosos. Gosto imenso de Anne Frank e de tudo o que se relaciona com a Segunda Guerra Mundial, por isso mesmo este livro me ficou no coração. Para além deste livro contar a história de uma rapariga extraordinária, as ilustrações a preto e branco são muito fortes e detalhadas. 
O outro livro é sobre Amelia Earheart, que confesso que conheço muito mal. As ilustrações são extraordinárias e completamente diferentes do livro anterior. Nunca me debrucei muito sobre a história desta mulher extraordinária, por isso mesmo fiquei muito contente por a puder conhecer melhor. 

Aliás este é, a meu ver, a mais valia desta colecção: o dar a conhecer histórias de mulheres extraordinárias, ao mesmo tempo que podem demonstrar a todos que é possível tornarmos os sonhos em realidade se tivermos determinação. E, quem sabe, através dos sonhos, conseguir transformar o mundo! 

Nos últimos tempos temos assistido a um boom de livros infantis de qualidade. Estes dois encaixam, na perfeição, nesta categoria.  

Por isso mesmo, aconselho esta colecção. Ficam a conhecer bem a história de duas mulheres formidáveis... Encontram ainda nestas obras exemplos de como, com força, determinação, coragem e esforço, podemos conquistar o mundo... não é esta uma linda mensagem para passarmos aos mais novos?

[ACTUALIZAÇÃO] Curiosamente, ontem vi uma reportagem, no canal História, sobre a Amelia Earhart, e achei fascinante. Na verdade não era sobre a sua vida mas sobre o seu misterioso desaparecimento. Adorei e achei curioso ter sido mais ou menos na mesma altura que li os livros!

Roberta Frontini

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Concordo que a coleção é extraordinária! A qualidade dos livros infantis melhorou imenso nos últimos anos, em forma em conteúdo, e isto deve-se também ao aumento notável da qualidade das ilustrações, que são hoje matéria de referência e muitas vezes de qualidade bastante superior à do texto. Infelizmente o nome dos ilustradores é quase sempre deixado para segundo plano, para além de muitas vezes nem sequer ser mencionado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não podia concordar mais! De facto cada vez dou mais valor a esses pequenos[GRANDES] pormenores. As ilustrações podem de facto fazer toda a diferença numa obra. Aliás, hoje em dia até dou importância aos tradutores, às edições etc. Obrigada pelo excelente contributo! Um beijinho
      Roberta

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%