Título: DAR CORDA ÀS PALAVRAS
Sílvia Mota Lopes (escreveu)
Tiago Pereira (ilustrou)
Ano: 2018
Formato: 21,0cm x 22,0cm
Nº de páginas: 32
ISBN: 978-989-99996-5-7
Sílvia Mota Lopes (escreveu)
Tiago Pereira (ilustrou)
Ano: 2018
Formato: 21,0cm x 22,0cm
Nº de páginas: 32
ISBN: 978-989-99996-5-7
Adquirir - https://www.trintaporumalinha.com/product-page/dar-corda-%C3%A0s-palavras
SINOPSE
O Tomás tem uma grande missão: encontrar palavras especiais e aumentar a sua coleção. Para isso, leva no regaço uma caixa onde guarda as palavras raras que recolhe no recreio da escola, na sala de aula, quando dá um encontrão à sua amiga Margarida e, sobretudo, as palavras desconhecidas ditas pela professora.
Quando um amigo lhe pede algo emprestado, o Tomás reclama algumas palavras necessárias. Se outro amigo lhe dá um encontrão, ensina-lhe uma palavra mais arredada que a muitos muito custa, uma palavra pouco usada que serve para pedir desculpa. Essas palavras que já conhece bem, o Tomás guarda-as com estimação.
Esta é a história de um menino que colecciona palavras e é encontrado pelo Amor!
Opinião
(Roberta Frontini)
A Sílvia Mota Lopes é uma ilustradora que admiro imenso. No entanto, o seu talento não se resume apenas à ilustração, mas chega ainda às palavras (aliás, toda a sua família é talentosa).
Recentemente escreveu o livro infantil Dar Corda às Palavras com ilustrações de Tiago Pereira.
Quando falo num livro infantil gosto de me centrar em todos os pormenores. E os leitores deste blogue sabem bem como eu adoro livros infantis. Um dos pormenores que mais gosto neste livro são os apontamentos de possíveis "rabiscos" feitos a lápis de cera. De facto o livro tem estes pequenos apontamentos que lembram os rabiscos que as crianças tendem a fazer nos seus trabalhos. Dá a ideia, enquanto folheamos a obra, de que um criança esteve no meio destas páginas e deixou a sua marca. É um pormenor adorável.
A história é deliciosa, e a rima confere uma sonoridade especial à história. Há temas que despontam que são extremamente importantes e que são acessórios à história mas que a complementam muito bem. É o caso da questão da alimentação saudável que surgiu aqui para minha enorme surpresa. E depois à temas transversais e vitais, como a educação e o amor. Enfim, é uma obra fabulosa para as nossas crianças. Recomendo.