domingo, 27 de outubro de 2019

0

Livro: Só tinha saudades de contar uma história




Só Tinha Saudades de Contar uma História
de Joel Neto
ISBN: 9789895425631

Edição ou reimpressão: 01-2019
Editor: Cultura Editora
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 209 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64

SINOPSE

Num bairro indistinto de uma grande cidade, um polícia faz-se contador de histórias. Todos os dias, pela manhã, um grupo de rapazotes se reúne à volta daquele homem grande e negro, a ouvir os relatos maravilhosos de outros povos e geografias. Mas a rotina acaba por ser perturbada pelo crescimento da fama do polícia e a chegada de novos ouvintes.

Opinião 
(Roberta Frontini) 

Joel Neto é aquele autor especial... aquele autor (da lista de autores preferidos) que uma pessoa decide que quer ter tudo, e ler tudo. Portanto, quando saiu este conto/livro eu tive logo de o ler. E li-o numa manhã! Soube tão bem! Eu quero todos os livros do Joel Neto, e acho que vocês todos deviam querer os livros dele nas vossas estantes. 

Esta é uma história invulgar, onde temos várias personagens principais, e um final interessante. 

Hoje para escrever este post decidi relê-lo, porque o seu reduzido tamanho e a escrita frenética assim o permitem. E foi tão agradável. Está a chover lá fora e sabe mesmo bem! 

Se Joel Neto podia ter escrito mais nesta história? Podia. Podia ter desenvolvido de tal forma que se tornaria num romance? Talvez sim. Mas eu continuo a achar que só assim já é suficiente. Já tem a força e o poder de me deixar deliciada... Aliás, é impressionante como Joel Neto consegue, em 61 páginas, num pequeno conto, encerrar tantas pequenas histórias. Não há volta a dar: há pessoas que nascem com a genialidade dentro, e o Joel é uma dessas pessoas. 

No final fica a pairar a ideia que as pessoas podem ter, dentro delas, diferentes facetas... ou talvez diferentes objectivos! Porque é diferente ser-se alguém que gosta de contar uma história ou que a vende? Talvez então não sejam diferentes facetas mas uma só? Enfim... num pequeno conto acho que há aqui bastante material bom de discussão... é daqueles livros que várias pessoas podem ler e depois, calmamente, trocar opiniões. 

Só tinha saudades de ler Joel Neto... 


sábado, 19 de outubro de 2019

0

Vídeo: BookHaul Setembro 2019



domingo, 13 de outubro de 2019

0

Livro: Famílias destrambulhadas






Título: Famílias Destrambelhadas
Autor: Claudio Hochman
ISBN: 9789722418737

Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: Livros Horizonte
Idioma: Português
Dimensões: 230 x 230 x 9 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 32


SINOPSE

Existem por aí umas famílias realmente peculiares…
A algumas falta-lhes um bocado de sal e a outras sobra-lhes pimenta.

Se acham que a vossa família é um pouco destrambelhada, venham conhecer as doze retratadas neste livro.

OPINIÃO 
(Roberta Frontini) 


Quantos tipos de famílias há? Antes havia manuais que nos ensinavam isto na faculdade... entretanto surgiram novas formas de família, e novos manuais... mas nenhum retrata famílias destrambulhadas. Claudio Hockman vem colmatar essa falha e apresenta-nos uma série de famílias totalmente diferentes. Enquadradas com os desenhos inconfundíveis de João Vaz de Carvalho, o autor apresenta um livro que é longe de ser um mero livro infantil. Aliás, na contracapa diz mesmo que o livro é recomendado para pessoas dos 8 aos 108 anos. O autor não mente e apresenta um livro carregado de humor, critica social (por exemplo, à falta de incentivos à cultura, à questão dos incêndios) e retrata, através de contos "infantis" uma série de temas controversos que avassalam a actualidade. Desde as questões ligadas ao desemprego, pobreza, riqueza extrema, xenofobia ou mesmo racismo, preconceito ou machismo. 

Um autor a descobrir e um livro a ler! Sem dúvida!

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

1%

1%