A COVID-19 trouxe muitas restrições a nível mundial.
Uma dessas foi a impossibilidade de se conseguirem fazer lançamentos de livros ao vivo ou encontros com escritores.
A Penguin Random House não deixou que isso os demovesse de nos proporcionar momentos únicos, arregaçou as mangas e empreendeu uma missão que parecia impossível. Primeiro criou uma série de actividades online com autores e outras pessoas a lerem contos ou histórias no Facebook. Depois, levou os lançamentos de livros para plataformas digitais.. e a cereja em cima do bolo foi o encontro online com escritores.
Primeiro foi João Tordo com quem estivemos à conversa a propósito do lançamento do seu primeiro livro. No dia 16 de Junho de 2020 foi Javier Castillo, um autor que deixou o seu trabalho como consultor financeiro para viver o sonho de muitos: viver da escrita dos seus livros. O autor falou connosco acerca do seu processo de escrita, da forma como obras e autores (como Agatha Christie) influenciaram o seu percurso literário e respondeu a todas as nossas dúvidas. Revelou ainda alguns segredos sobre a sua próxima obra... portanto fiquem atentos!
Deixo-vos algumas frases que o autor nos foi dizendo ao longo da tarde de ontem... que me deixaram totalmente rendida!
PS. Tentei transcrever o que o autor disse. Por vezes poderá não ter utilizado exactamente estas palavras. A tradução foi minha pelo que assumo a responsabilidade de qualquer erro.
"Imagino sempre que estou a escrever para a minha mulher"
"O melhor elogio que um escritor pode receber por parte de um leitor... a melhor coisa que um escritor pode ouvir é «não consegui parar». Eu recebo muitas mais mensagens de leitores de madrugada... imagino a pessoa a acabar de ler e a precisar de me mandar uma mensagem."
"Sempre que acabo um livro e o dou à minha mulher para ler, eu fico ali a estudá-la...para ver as suas expressões".