quarta-feira, 30 de maio de 2018

0

Livro: O Cancro Não Gosta de Beijinhos (Jessica Reid Sliwerski)



Título: O Cancro Não Gosta de Beijinhos
Autor: Jessica Reid Sliwerski
Ilustração: Mika Song

ISBN: 9789892341736

Edição ou reimpressão: 04-2018
Editor: Edições Asa
Idioma: Português
Dimensões: 244 x 245 x 8 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 40

SINOPSE

Este livro, extraordinário na sua simplicidade e autenticidade, aborda a forma como o diagnóstico desta doença num adulto pode/deve ser transmitido aos filhos pequenos e como o respetivo tratamento pode/deve ser vivido em família.

Baseado na história verídica de uma mãe a quem foi diagnosticado cancro da mama quatro meses após o nascimento da filha, este livro acompanha todas as fases do tratamento - a cirurgia, a quimioterapia, a queda do cabelo, a radioterapia… -, apostando sobretudo na cura pelos afetos e constituindo um excelente ponto de partida para explicar às crianças uma doença tão séria.

Pela ternura e delicadeza com que o tema é tratado, mas também pelo seu pragmatismo, este é um livro claramente susceptível de ajudar, incentivar e motivar os doentes oncológicos na sua luta quotidiana contra a doença que os aflige.

Opinião
(Roberta) 

A esperança média de vida das pessoas está a aumentar, mas arrasta consigo um aumento da prevalência das doenças crónicas e do cancro. Infelizmente, quase todos nós temos, mais cedo ou mais tarde, de lidar com ele, quer de forma directa (sofrendo nós com ele) ou de forma indirecta (tento algum familiar, amigo ou conhecido a batalhar com ele). 

Se para nós, por vezes, vivenciar o cancro pode ser complicado, facilmente se imagina a confusão que por vezes algumas crianças podem sentir quando se fala numa doença que, infelizmente, ainda mata imensa gente. 

Falar com uma criança, explicar-lhe o que é o cancro e como se vivência não é fácil, e este livro também não pretende ser um guia nesse sentido, mas tenho a certeza que é um livro excelente para ler a uma criança que, por alguma terrível fatalidade, terá de lidar com um familiar nesta situação. Aborda o diagnóstico, aborda temas importantes como a quimeoterapia ou a radioterapia, de forma ajustada às crianças, para que consigam compreender palavras e conceitos complexos até para os adultos. 

O livro foi escrito por alguém que teve de lutar contra o cancro da mama.. e essa é também a história dessa personagem. A mãe é uma super heroína, que tem de lutar contra o cancro. Mas esta mãe não é a super heroína que estamos habituados a ver nos filmes, livros ou bandas desenhadas. É um modelo real, é (ou poderá ser) cada um de nós, o que torna este livro ainda mais brilhante. De que serve apresentar uma pessoa que consegue lutar facilmente contra este mal, se essa não é a realidade? E nesse sentido este livro está extraordinariamente bem conseguido. As próprias ilustrações ajudam nesse processo. As figuras faciais da mãe ao longo de todo o processo, por exemplo, são bastante reais, e mostram uma super-heroína assustada, mas corajosa, tal como nós. 

É uma leitura simples, sobre um tema complexo e dramático. É um livro que poder e deve ser lido a várias crianças para que entendam que, no mundo, existem muitas heroínas a lutar contra enormes monstros. É um livro que emociona, mas com uma nota de positividade que tanto é necessária nestas alturas. É um livro que recomendo vivamente que faça parte das vossas estantes, bibliotecas, livrarias. Não deixem de o ler a uma criança! Não deixem de o ler a vocês mesmos. 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%