segunda-feira, 15 de outubro de 2018

0

Livro: Chamar as Coisas Pelos Nomes (Vânia Beliz)



Título: Chamar as Coisas Pelos Nomes
Autor: Vânia Beliz
ISBN: 9789896653118

Edição ou reimpressão: 08-2018
Editor: Arena PT
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208

SINOPSE



O maior obstáculo à educação sexual começa no significado que damos à palavra «sexualidade». Mais do que uma palavra que nem sempre compreendemos bem, é, isso sim, uma fatia fundamental da vida, que não deve ser ignorada por pudor, desconhecimento ou medo. 

Este livro, da autoria de uma das maiores especialistas em educação sexual do nosso país, é uma ferramenta essencial para lhe dar apoio na compreensão de cada fase do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, e inclui todos os conselhos e informação de que precisa para os educar para uma vida feliz e completa.
Vamos lá falar do assunto?



OPINIÃO 


Uma vez fui criticada porque tentei explicar a uma menina de 5 anos porque é que uma menina pode estar apaixonada por outra menina e não apenas por um menino. Na cabeça desta criança, o amor era apenas heterossexual. 

É difícil explicar determinados assuntos às crianças e aos adolescentes e, sobretudo, é complicado perceber o que devemos dizer a quem e em que determinada altura. Portanto, este livro reveste-se de enorme importância. Tenho a certeza que o vou utilizar e consultar inúmeras vezes, quer em consultas quer para utilização pessoal (afinal de contas, todos nós em alguma altura das nossas vidas irá lidar com jovens). 

Hoje em dia quando queremos saber alguma coisa, ir ao google e pesquisar é uma tentação, mas é preciso cuidado porque a Internet está cheia de informação incorrecta e contraditória. Quando encontramos um livro como este, escrito com rigor por uma profissional da área, este deve passar a ser referência. De facto a autora não escreve apenas baseada na experiência mas vai colocando ao alcance do leitor a informação mais importante apoiada em literatura e com as definições certas. 

Um livro destes torna-se ainda mais importante quando o tema é tão polémico e inibidor, como a sexualidade. 

Quer estejamos a pensar lidar com jovens, quer para falar com os nossos filhos, sobrinhos ou demais familiares, este livro é sem dúvida uma ajuda fundamental para explicar aos outros o que é a sexualidade e para que se torne, finalmente, numa conversa natural. É um livro dirigido aos jovens mas através de professores, pais e formadores. Ou seja, a Vânia criou uma espécie de "curso de bolso", um manual onde poderemos recorrer sempre que nos deparamos com algumas das dúvidas mais frequentes sobre o tema.  

Num mundo tão sexualizado como o que vivemos hoje em dia, falar de sexualidade no contexto familiar é extremamente importante. 

Portanto, neste livro podem tirar algumas das vossas maiores dúvidas sobre o tema e aprender como falar sobre sexualidade com os mais jovem. A psicóloga vai abrindo o leque dos temas com perguntas às quais vai dando respostas ao mesmo tempo que convida os leitores a reflectir sobre determinadas questões. Nota-se que houve o cuidado de compilar algumas das questões mais frequentemente colocadas pelas pessoas. Tudo é ainda apoiado no estádio desenvolvimental de cada jovem/criança e adolescente. A autora por vezes utiliza ainda o humor. Não raras vezes dei por mim a soltar sonoras gargalhadas com o humor inteligente da autora. Ao utilizar questões, listas, chamadas de atenção para notas importante, tabelas (e mesmo a utilização do próprio humor) a autora conseguiu tornar a leitura deste livro agradável e fácil mesmo para ser utilizado como ferramenta e estudo. 

Gostava de dar os meus sinceros parabéns à autora pelo trabalho!

Roberta



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%