segunda-feira, 5 de novembro de 2018

0

[DIVULGAÇÃO]: Livro: A cor púrpura



Ficha técnica

Título: A Cor Púrpura
Autor: Alice Walker,
Chancela: SUMA DE LETRAS
Data de publicação: 09/2018
Língua: Portugués
ISBN: 9789896656805
EAN: 9789896656805

Um clássico da literatura. Um importante manifesto.

Um clássico da literatura americana, aclamado pela crítica e amado por sucessivas gerações de leitores. Tão relevante hoje quanto no ano da sua publicação, é uma extraordinária peça de ficção que combate o ódio, a desigualdade e a violência, ao mesmo tempo que celebra o amor pela vida.

«Uma exuberante celebração do que significa ser mulher.» Chimamanda Ngozi Adichie

Sinopse

Celie, de 14 anos, escreve cartas a Deus para tentar compreender o que lhe está a acontecer. Órfã de mãe, abusada pelo homem a quem chama "pai", separada da irmã, Netie, privada dos dois filhos e oferecida em casamento a um homem que a maltrata, considera-se «uma negra, pobre e feia". Até que conhece Sugar, a amante do marido. Com a ajuda de Sugar, «a mulher mais linda» que ela viu na vida, Celie descobre não só o paradeiro da irmã desaparecida mas também o próprio corpo, o prazer, o amor e, acima de tudo, a sua voz.

Romance epistolar composto pelas cartas que Celie endereça a Deus com uma honestidade brutal e pelos relatos de viagem que Nettie lhe envia de uma missão em África, A Cor Púrpura aborda temas como a violência brutal a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido.

Galardoado com o prémio Pulitzer e com o National Book Award para o melhor livro de ficção, A Cor Púrpura foi adaptado ao cinema em 1985 por Steven Spielberg e nomeado para 11 Óscares.

Os elogios da crítica:
«Alice Walker é uma escritora maravilhosamente talentosa.»
The New York Times Book Review

«A cor púrpura coloca Walker á altura de Faulkner.»
The Nation

«Um romance sempre em vigor.»
Newsweek

«Óptimo. Um livro para colocar entre os clássicos da literatura de todos os tempos.»
San Francisco Chronicle

«Um livro que genuinamente nos faz pensar.»
Guardian

«Uma fábula para o mundo moderno.»
Washington Post

«Um livro impressionante e brilhantemente concebido. . . uma saga cheia de alegria e dor, humor e amargura, e uma série de personagens que vivem, respiram e iluminam o mundo das mulheres negras.»
Publishers Weekly

«A cor púrpura é uma celebração exuberante de tudo o que significa ser mulher, ser uma mulher negra e gostar das melhores celebrações, é honesta. A honestidade de Alice Walker neste livro é combativa, implacável e redentora. É dessa honestidade que surge a amargura e, no entanto, a amargura nunca macula a humanidade da visão de Walker. Adoro que A cor púrpura não tente amenizar seus golpes, mas também seja corajoso o suficiente para manter uma fé maravilhosamente afirmativa na possibilidade, no perdão, na bondade e na esperança.»
Chimamanda Ngozi Adichie

«Uma das escritoras americanas mais talentosas.»
Isabel Allende

«Às vezes engraçado, principalmente comovente e ainda enfeitiçado com um encanto de conto de fadas, A cor púrpura aborda bravamente questões sociais e deve ser leitura obrigatória para todos, especialmente para aqueles que ainda optam por fechar os olhos aos abusos e violências cometidos por conta do sexismo e racismo.»
Open Road Review Magazine


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%