segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

0

Livro: Isto vai doer


Título: Isto Vai Doer
Autor: Adam Kay
ISBN: 9789898886255

Edição ou reimpressão: 08-2018
Editor: Cultura Editora
Páginas: 240

SINOPSE

Isto Vai Doer é um relato emocionante, cómico, e assustador de quem esteve na linha da frente no Serviço Nacional de Saúde britânico, numa profissão na qual as horas semanais de trabalho podem chegar a noventa e sete, em que diariamente é necessário tomar decisões de vida ou morte e a vida pessoal é relegada para segundo plano, não existindo tempo para os amigos e para relações duradouras. 
Esta é a história pessoal de Adam Kay, que utilizou o seu extraordinário sentido de humor para contar a sua experiência enquanto médico interno no Serviço Nacional de Saúde britânico. Em 2010, após seis anos de formação e outros seis como médico, abdicou da profissão por sentir que as condições impostas pelo sistema eram extremas e irracionais, nomeadamente remuneração mal ajustada em relação ao nível de responsabilidade exigido, que tiveram um forte impacto na sua vida profissional e pessoal.

OPINIÃO 
(Roberta)

Quando recebi este livro cá em casa, fiquei com a ideia que ele ia ser extremamente divertido. E de facto, quando se começa um livro com uma dedicatória dizendo "Para mim, sem quem este livro não teria sido escrito", percebe-se logo que se está perante um livro que me pretende soltar gargalhadas. E sim, foi exactamente o que me aconteceu ao longo da sua leitura, ri-me imenso à medida que o ia devorando. O que eu não contava é que este livro também fosse, ao mesmo tempo, um dos mais sérios e importantes que já li. 
Mas vamos por partes...

Sempre convivi de perto, por várias razões, com pessoas que vivem no "mundo" da medicina, no entanto há coisas que são mais difíceis de compreender. E este livro acaba  por desvendar algumas delas... claro que temos de contextualizar isto à realidade britânica, mas não deixa de ser curioso que, num país que consideramos muitas vezes como mais avançado, ainda aconteçam coisas absolutamente atrozes, numa classe trabalhadora como a classe médica. 

Já tinha lido livros deste género: livros que contam histórias hilariantes que se passam em hospitais, ou em consultas privadas.. mas nunca um livro me fez isto à medida que, aos pouquinhos, mie ia dando murros no estômago. Murros esses que, no final, se converteram num sentimento agridoce. O final deste livro deixa-nos completamente desarmados... adorei a sensação final, assim como adorei a carta aberta que o autor escreve, no final, para o Ministério da Saúde. 

É um livro onde se ri imenso, um livro onde se aprende imenso... mudei algumas das minhas ideias e concepções acerca da medicina, sobretudo sobre o serviço privado e público e, considerando o facto de se tratar de um médico ginecologista/obstetra, acabei por aprender bastante sobre esta área. 

Em forma de diário, Adam Kay fala nos anos em que trabalhou como médico, profissão que viria por abandonar... fiquei com outra visão destes profissionais de saúde, e sem dúvida que a classe médica acabou por ganhar, da minha parte, muito mais respeito. Passo muito do meu tempo a apregoar a importância da empatia, nesse sentido, sem dúvida que este livro o vai ajudar!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%