quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

7

Livro: O sol cai no Tibete




Título Original: Sky Burial
Autora: Xinran
Ano: 2004
Páginas: 203

Decidimos falar deste livro pois, apesar de não ser muito conhecido, trata-se de uma obra muito, mas mesmo muito interessante.

A autora, Xinran, ouviu aos cinco anos de idade no seu país natal, China, a lenda de um soldado que tinha desaparecido no Tibete sob condições misteriosas. Longe estava ela de imaginar que, muitos anos mais tarde, conheceria a mulher desse soldado e que, ao longo de dois dias, iria escutar na primeira pessoa um relato fantástico da busca dessa mulher pelo seu marido. Foi dessa conversa que resultou o livro "O sol cai no Tibete".

Nesta obra, é-nos apresentada uma história verídica que relata a vida de uma jovem de 26 anos chinesa: Shu Wen.
A história começa em 1950, na China quando Shu Wen e o seu marido, Kejun, têm que se separar quando este parte para o Tibete para servir como médico do Exército Popular de Libertação. Contudo, passados 2 meses, Shu Wen recebe uma carta a dizer que Kejun tinha desaparecido em acção. O que qualquer mulher chinesa nessa altura faria era chorar a perda do seu marido e retomar a sua vida. Mas Shu Wen não é uma mulher qualquer e, por isso, decide viajar para o Tibete a fim de descobrir o que aconteceu ao seu marido. Longe está ela de imaginar que no Tibete lhe aguardam décadas de sofrimento e desespero num país inóspito e completamente desconhecido. Contudo, após 30 anos de incessantes buscas e peripécias, Shu Wen finalmente descobre o que aconteceu ao seu marido…

Este é um excelente livro que nos permite conhecer os costumes, crenças e tradições do povo Tibetano e, acima de tudo, conhecer uma história de tremenda coragem, amor e determinação.


PS: Já leste este livro? Gostaste? Ficaste curioso? Dá-nos a tua opinião...

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

7 comentários:

  1. Parece-me um livro bastante interessante, talvez uma abordagem chinesa a todo este conflito com Tibete. E a protagonista parece-me uma mulher cheia de força!
    Se tiver tempo (e vontade lolol), de certeza que lhe dou uma olhadela!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei montes de curiosa porque a mulher teve uma coragem louca....BEM.... :)

    ResponderEliminar
  3. vou baixar o livro, me interessei.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não li...mais um para a lista...opah assim não dá a lista está a ficar do tamanho do antigo testamento!!

    Bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  5. também ainda não li, mas ja tinha ouvido falar! e como eu ADORO historias veridicas em que se descobrem costumes e hábitos de outras culturas! fiquei cheia de vontade de ler!
    conhecem "A Guardiã dos Sonhos" de Rani Manicka? Achei-o fantástico! Retrata o modo de vida, os costumes, as tradições, o dia-a-dia na Malásia, ao longo de 3 gerações de mulheres...um livro simplesmente fabuloso!

    ResponderEliminar
  6. ups! eu disse 3 gerações, mas são 4! sorry:P

    ResponderEliminar
  7. Estranhei quando vi o nome desse livro. Por que, na verdade, eu estou lendo esse mesmo livro na faculdade. Só que ele não se chama O SOL CAI NO TIBETE... ele se chama ENTERRO CELESTIAL. Fiquei sem entender a história. ><

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%