Nome: Cinema Paraíso (Nuovo Cinema Paradiso, no original)
Ano: 1988
Direcção: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret como Alfredo
Jacques Perrin como Salvatore (adulto)
Salvatore Cascio como Salvatore (criança)
Marco Leonardi como Salvatore (adolescente) e
Agnese Nano como Elena (adolescente)
…Um filme dócil e comovente…
História: Salvatore di Vita é um famoso cineasta que vive longe da sua terra natal. Um dia, recebe um telefonema da mãe: o seu caro amigo Alfredo está morto. É com este telefonema que Salvatore faz uma viagem no tempo e no espaço e volta à sua infância e ao Cinema Paradiso para onde, à mínima oportunidade, Salvatore se esgueirava para fazer companhia ao seu querido amigo. É nesse momento que se apercebe que há 30 anos que não voltava à sua bella Sicília. Durante o filme, acompanhamos o seu regresso para o funeral de Alfredo, a sua ida, as suas memórias e percebemos porque é que durante 30 anos nunca mais quis voltar à terra onde nasceu, tudo isto acompanhado pelas músicas extasiantes de Ennio Moricone.
Aconselho a todos este filme que nos fez reviver e reconhecer a Sicília de antigamente, rir, apaixonar e chorar…
Este Filme ganhou o Óscar em 1990 como Melhor Filme Estrangeiro, o Globo de Ouro em 1990 como Melhor Filme Estrangeiro e o Festival de Cannes em 1989 tendo sido indicado para a Palma de Ouro. Recebeu ainda o Prêmio César 1990 (França) onde ganhou o prémio de Melhor Poster e tendo sido indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Na Academia Japonesa de Cinema 1991 (Japão) foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio David di Donatello 1989 (Itália) venceu na categoria de Melhor Música (Ennio Morricone).
BAFTA 1991 (Reino Unido) venceu nas categorias de Melhor Actor (Philippe Noiret), Melhor Actor Coadjuvante (Salvatore Cascio), Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original. Foi indicado ainda nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Director, Melhor Edição, Melhor Maquilhagem e Melhor Direcção de Arte.