Título Original: Cara Mathilda
Ano: 1998
Género: Romance
Autora: Susanna Tamaro
Depois de lermos a obra mais conhecida desta escritora, "Vai aonde te leva o coração", e tendo ficado muito bem impressionadas, decidimos conhecer mais livros de Tamaro. A nossa segunda leitura foi o livro "Querida Mathilda" e... maldito o dia em que decidimos fazê-lo (pelo menos naquela altura da nossa vida) pois ficámos muito desiludidas! Consequentemente, surgiu uma certa "desconfiança" relativamente à restante bibliografia desta escritora.
Neste livro acompanhamos a vida de uma mulher que, sentada à janela do seu quarto, observa tudo o que se passa no mundo exterior e vai partilhando todas as suas apreensões, medos, conclusões, ideias e observações que daí advêm.
Pela descrição dá para entender que acção, reviravoltas e mistérios é algo que não existe neste livro. Da mesma forma que aqui não há espaço para personagens interessantes, intrigantes e surpreendentes...
Talvez o erro tenha sido nosso ao decidirmos ler esta obra quando ainda éramos muito novas (durante a nossa adolescência). Por isso mesmo, é possível que a principal mensagem de Susanna Tamaro nos tenha escapado e que a beleza desta obra (muito conhecida internacionalmente) não estivesse ao alcance da nossa compreensão naquela altura.
Talvez um dia venhamos a ler novamente este livro e, quem sabe, gostemos. Talvez....
Certo é que nunca mais lemos nenhum livro desta autora que, sendo tão aclamada pela crítica, certamente terá muitas obras impressionantes. A questão é saber em qual "apostar"...
a autora susanna tamaro é daquelas que me arranha a mioleira! não sei porquê mas é daquelas autoras que não gosto mesmo nada.
ResponderEliminarum bj para vocemesses
Pois, neste livro também não gostámos nada dela....
ResponderEliminarbeijo para ti também!
Olá.
ResponderEliminarLi "Vai aonde te leva o coração" e "A alma do mundo" da autora. O primeiro foi de leitura razoável, não achei um livro excepcional como muitos leitores que o leram
Este segundo "A alma do mundo" é que foi extremamente agradavel, com uma mensagem forte e com personagens bem construidos.
Roberta a ti eu ja conheço, agora quem é a Mariana? Vocês lêm os mesmos livros, vêm os mesmos filmes? Não percebo!
Desculpem esta minha dúvida.
Já agora, não sei se é do meu navegador da internet ou não, mas ao querer comentar algum post do blogue, a caixa do comentário demora(bastante) a aparecer.
ResponderEliminarNão é normal.
Olá Miguel!
ResponderEliminarEsse problema talvez seja do teu navegador pois nos vários locais onde consultamos o FLAMES nunca temos problemas com a caixa dos comentários. Experimenta noutro sítio e depois diz-nos como correu, ok?
Agora em relação à nossa parceria: eu e a Roberta somos duas amigas que se conheceram enquanto estudavam em Coimbra e decidiram criar um blogue. Em relação aos posts, cada uma de nós partilha algo uma vez por semana (normalmente, uma à segunda-feira e a outra à quinta-feira). Algumas vezes, tratam-se de livros, filmes, séries, etc. que ambas vimos e então fazemos um post em conjunto, mas na maioria dos casos cada uma cria o seu post e publica-o no seu dia respectivo.
Se prestares atenção, vais conseguir perceber que, tal como qualquer pessoa, variamos um pouco nos nossos gostos, o que acaba por tornar o FLAMES mais interessante, a nosso ver...
Percebeste?
Continua a visitar-nos!