quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

6

Filme: Sozinho em casa



Título Original: Home alone
Ano: 1990
Género: Comédia
Realizador: Chris Columbus


Porque no FLAMES também nos preocupamos em prestar serviço público, hoje decidimos recordar aos mais distraídos que já estamos em época natalícia. E como é que sabemos isto? Não, não é por causa das abundantes luzes de Natal que vemos pelas ruas das cidades, muito menos pela constante publicidade nos meios de comunicação sobre os mais variados artigos para presentes, sempre com o sr. Pai Natal em destaque e uma bela música de fundo de Natal. Aquilo que nos permite afirmar, com toda a certeza, que já chegámos ao Natal é o facto de, há pouquíssimos dias atrás, ter passado o filme "Sozinho em casa" na televisão. É nesse momento que o português mais distraído se lembra que o dia 25 de Dezembro está à porta e que é melhor começar os preparativos (só depois de terminar de ver o filme, é claro!).

A história é mais do que conhecida por todos nós: quando uma criança, Kevin McCalister, é deixada, por esquecimento, sozinha em casa pela sua família quando esta foi desfrutar as suas férias de Natal, nada faria prever que esse  contratempo não seria nada comparado com o que estava para vir. É que, por coincidência, precisamente nesse Natal uma dupla de ladrões (Harry e Marv) decide assaltar a casa da família McCalister.
O que se segue é o pior pesadelo que qualquer ladrão poderia alguma vez imaginar, é que em vez de se acobardar perante a ameaça dos ladrões, Kevin decide dar luta e proteger a sua casa a todo o custo.
O filme não é nada de extraordinário (apesar de ter sido nomeado para vários prémios, inclusivé para Óscares) mas, de certa forma, tornou-se numa espécie de culto em Portugal. Não fazemos ideia se há mais países que, obrigatoriamente, transmitem este filme no Natal. Mas a verdade é que o Natal, para nós, já não seria a mesma coisa sem "Sozinho em casa".
Admitimos que não vemos o filme todos os anos (aliás, provavelmente aos 10 anos de idade, depois de tê-lo visto 10 vezes, desistimos de continuar a ver), mas gostamos de fazer o nosso zapping nesta altura e constatar que o filme está a dar na TV. Isto mostra-nos que pode vir a crise, as tradições podem mudar com o tempo, mas os portugueses podem sempre contar com o seu amigo "Sozinho em casa" que nunca falha. Isso e o "Natal dos hospitais", mas isso já daria outro post....

Fiquem com o trailer:



  



Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

6 comentários:

  1. Sem dúvida que este filme é o sinal mais evidente de que o Natal está à porta! Quais decorações de Natal, qual quê!
    Era escusado terem feito o resumo da história, qualquer português que se preze é capaz de a contar de trás para a frente!

    ResponderEliminar
  2. Fizemos o resumo para que as pessoas de outros países possam conhecer a história desta verdadeira obra prima!!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É verdade, já é histórico passá-lo todos os anos na TV em Portugal ;)
      Mariana

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%