segunda-feira, 1 de outubro de 2012

2

Livro: O Diário de Edith

Autora: Patricia Highsmith
Ano: 1986
Nº de Páginas: 344
Editora: Gradiva Publicações


Opinião por Roberta Frontini

Quando se fala em policiais, a minha preferência recai sobre a authora Agatha Christie. Apesar de ser considerada a Dama do Crime, esta não é a única autora que delicia os fãs de um bom thriller.
No entanto, Patricia Highsmith não escreveu apenas policiais.

Neste livro, conhecemos Edith, uma brilhante jornalista (apesar de apenas escrever para jornais de 2ª classe), com uma possível carreira promissora no mundo da literatura (se ao menos se conseguisse concentrar a escrever um livro...)
Edith é casada e mãe de um filho com bastantes problemas anti-sociais. Deixando Nova Iorque para trás, concretiza o seu sonho de possuir uma grande casa com um esplêndido jardim... tudo parece perfeito até que George, um tio do marido, velho, teimoso e senil, decide ir morar com eles a troco de alguma ajuda financeira para a casa. Como passará a ser a vida deste casal, depois de Edith ter de concentrar todos os seus esforços a tomar conta do velho?

Perante um quotidiano que se afigura cada vez mais estrangulador, Edith tenta lidar com os seus problemas fazendo esculturas, escrevendo no seu diário, e vivendo numa vida que passa a ser apenas sua...

Este foi o primeiro livro de Patricia Highsmith que li. Gostava de ter começado por um policial, mas acabei por dar de caras com este livro. Gostei da história em si e do seu desfecho, mas algumas partes são um pouco cansativas, pois o livro faz uma grande crítica social e política da altura, uma altura que eu pessoalmente não experienciei e que, por algum motivo, me foi um pouco difícil de imaginar.

No entanto, valeu bem a pena o tempo que passei impregnados nesta leitura, e convido todos os fãs da autora (e não só) a dar uma oportunidade a este fantástico livro...

Alguém leu o livro? Pensam vir a ler? Deixem-nos o vosso comentário e NÃO SE ESQUEÇAM de participar no nosso PASSATEMPO :)

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Roberta.
    Gostei muito de ler este livro. Obrigada pela indicação. A apreciação está no meu blogue.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%