quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

4

Livro: Contos Completos


 
Ano: 2011
Género: Realismo Mágico
Autor: Gabriel García Márquez


* Por Mariana Oliveira *

A minha estreia com o génio de Gabriel García Márquez foi com a incrível obra "Crónica de Uma Morte Anunciada". Não foram necessárias muitas páginas para eu perceber que estava perante um escritor ímpar para quem dezenas de prémios literários nunca seriam suficientes.
Contudo, alguns anos passaram até que finalmente pudesse voltar a ler algo do escritor...
Assim, a minha recente paixão por livros de contos foi a desculpa perfeita para ler um novo livro do autor - "Contos Completos"


Sinopse:
"Este volume reúne os contos escritos por Gabriel García Márquez desde os finais dos anos 1940, até meados dos anos 1990. Um conjunto de 41 histórias que nos permite desfrutar de todo o encanto e mestria do genial escritor colombiano, e que nos leva a um mundo inesquecível cuja realidade se expressa mediante fórmulas mágicas e lendárias. Histórias fantásticas que reflectem a cultura sul-americana, misturando acontecimentos surreais e detalhes do quotidiano, escritas com o estilo que caracteriza a obra de García Márquez, em que os milagres se inserem na vida quotidiana e a prosa se aproxima inevitavelmente do seu destino fatal: a poesia."


Opinião: 
Aquilo que mais me surpreendeu foi a variedade de estilos utilizada pelo autor nos diferentes contos. Por vezes tinha mesmo a sensação de que não podia ser a mesma pessoa a escrever todo o livro.
Fiquei igualmente admirada pela imaginação de Gabriel García Márquez que aqui nos surpreende com histórias tão diversas que seria preciso a muitos outros escritores viver muitas vidas para conseguir criar algo tão rico e variado.

Enquanto alguns contos são medianos, a grande maioria do livro está repleta de histórias que me conquistaram pelo seu misticismo, sentido de humor e magia.
Adorei o facto de o autor, fosse qual fosse a premissa do conto, conseguir sempre apresentar-nos o seu país, a Colômbia, através das suas descrições dos costumes, mitos, rituais e referências históricas dessa pátria. Após esta leitura fiquei cheia de vontade de viajar até ao continente sul-americano e ver com os meus olhos essas paisagens áridas e as aldeias paradas no tempo onde as tradições ainda conseguem resistir ao avançar dos tempos.
Após esta leitura tão completa e mágica fiquei com uma certeza: Gabriel García Márquez é um escritor que me enche as medidas e quero ler muito mais dele para continuar a ter o privilégio de desfrutar da sua escrita maravilhosa e da sua imaginação e originalidade sem par!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Ola! Eu sou admiradora de Garcia Marques ha muitos anos. Nos ultimos tempos: Amor em Tempo de Colera. Maravilhoso! Ha de ler!
    So ha um que nao gostei tanto, Memoria de Mis Putas Tristes
    A escrita e sempre fantastica,nao gostei muito foi do tema. Beijinhos
    Maria cecilia,autora do livro em passatempo,Historia em Pedacinhos. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecilia,

      Quero ler todos dele! O próximo provavelmente será o "Cem anos de solidão". Tenho-o em espanhol, vamos a ver se tenho capacidade para ler tamanha obra na sua língua original ;)

      Beijinhos,
      Mariana

      Eliminar
  2. Olá Mariana,
    Quero muito ler esses dois livros. Este autor é uma referência para todos os amantes de histórias.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Aconselho-te a começar pelo "Crónica de Uma Morte Anunciada" que é mais pequenino. Se gostares, algo que acredito que acontecerá, avança para este livro grandote mas maravilhoso.
      Beijinhos e boas leituras para ti também,
      Mariana

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%