domingo, 22 de dezembro de 2019

0

Livro: Diário de uma Miúda Como Tu #1



Título: Diário de uma Miúda Como Tu
AutoraMaria Inês Almeida
ISBN: 9789896657697
Edição ou reimpressão: 05-2019
Editor: Nuvem de Letras
Idioma: Português
Dimensões: 130 x 196 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152



SINOPSE

Ter 9 anos e ¾ pode ser bem mais difícil do que aquilo que parece.

Para ajudar a passar o tempo sem morrer de tédio, a Francisca decide pegar no diário que uma tia-avó lhe deu há mil anos e começar a escrever à mão, como se a Humanidade tivesse voltado à pré-história!

Perdida por cem, perdida por mil, não?

Opinião 
(Roberta Frontini) 

Estes diários seguem a história da Francisca, uma menina de 9 anos que é quase da minha altura...

Quando ficou de castigo decide começar a escrever um diário.. e eu não pude deixar de sentir que parecia os diários que eu escrevia quando tinha a idade dela.

A estruturação do livro está muito interessante. As imagens complementam o texto e tornam a leitura mais agradável. Por vezes as informações não são colocadas em texto mas em listas, o que torna a leitura rápida, fluída e mais engraçada.

Foi engraçado ver como algumas coisas mudaram tanto, e hoje uma menina de 9 anos sente-se "perdida" porque não pode aceder à internet. Com a idade dela eu ainda não tinha e ainda tinham de passar alguns anos até poder vir a ter. No entanto, outras mantêm-se tão inalteráveis... como aquelas raparigas chatas com quem por vezes tínhamos azedumes na escola. E nesse sentido achei o livro interessante, porque me fez colocar na pele de uma menina desta idade. Assim, este livro poderá ser um livro giro para raparigas que se identifiquem com esta personagem, mas pode ao mesmo tempo ser um livro educativo para os adultos que queiram aprendem mais sobre esta faixa etária.

Uma parte do livro versa sobre a questão da alimentação saudável, um tópico extremamente importante. E sobre a responsabilização dos nosso actos (tema não só tocado pela questão do castigo, como pela relação da personagem com o cão - que já agora tem um nome delicioso!). 

Para mim foi impossível não me apaixonar pela Francisca, uma menina trapalhona (na opinião de alguns) preocupada com questões graves (como o aquecimento global) e com um sentido de humor fantástico (aquela composição é de chorar a rir - apesar de o tema não ter piada nenhuma). 

Para finalizar, gostava mesmo de reforçar as dicas que a Francisca dá no seu canal (e no livro claro) sobre coisas que podemos mudar para ajudar o meio ambiente. Acho muito interessante e, assim, considero que o livro dá um passo em frente e deixa de ser um mero "objecto" de entretenimento para ser algo que nos pode ajudar a todos a sermos melhores. Parabéns à autora! 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%