quinta-feira, 24 de outubro de 2013

0

Livro: Mães e Filhas com História


 
Ano de Edição: 2013
Género: Histórico, Romance
Autor: Fátima Lopes

 

Fátima Lopes é conhecida pela maioria das pessoas como uma das mais conceituadas apresentadoras de televisão em Portugal. Contudo, há já alguns anos que Fátima Lopes se aventurou pelas lides da escrita, tendo-se tornado, quase de imediato, numa autora bestseller.
 Esta ano, Fátima Lopes decidiu enveredar por um caminho diferente e publicou o seu primeiro romance histórico – “Mães e Filhas com História”. Este foi mesmo o primeiro livro da escritora que tive o prazer de ler e a minha opinião não podia ser mais positiva.
 
Neste livro, o leitor encontra, por ordem cronológica, dez duplas de mães e filhas cuja memória ficou para sempre registada nos livros de História de todo o mundo:
 
- D. Leonor Teles e D. Beatriz
- D. Filipa de Lencastre a D. Isabel de Borgonha
- Joana, a Louca, e Catarina de Áustria
- D. Catarina de Médicis e Rainha Margot
- D. Luísa de Gusmão e D. Catarina de Bragança
- D. Leonor de Távora e D. Mariana Raimunda
- D. Maria Teresa e D. Maria Antonieta
- D. Leopoldina de Habsburgo e D. Maria II
- Imperatriz Sissi e Maria Valéria
- Alexandra e Anastácia Romanov
 
Ao longo de cada capítulo, acompanhamos as aventuras e desventuras destas mães e filhas que, em épocas de dificuldades acrescidas para as mulheres, conseguiram deixar o seu cunho na vida daqueles com quem se cruzaram e ainda hoje as suas histórias são recordadas e recontadas por historiadores e aficionados de História.
 
Terminada a leitura deste livro um primeiro pensamento surgiu na minha mente: a premissa apresentada por Fátima Lopes, no início do seu livro, concretizou-se na sua plenitude. De facto, é notável a exímia seleção que a autora fez das histórias a explorar, pois todas elas apresentam um lado completamente diferente daquela que pode ser a relação entre uma mãe e a sua filha.
É impossível não nos admirar com as personalidades fortes das mulheres que povoam este livro, com as decisões difíceis que tiveram de tomar e com as dificuldades que conseguiram ultrapassar.  
Outro aspeto que salta à vista ao leitor, logo no primeiro capítulo, é a profunda pesquisa que Fátima Lopes teve de encetar para escrever este livro, pois ele está repleto dos factos históricos mais conhecidos mas também de acontecimentos desconhecidos pela maioria das pessoas que nos permitem ir mais longe, perceber melhor aquilo que aconteceu há tanto tempo atrás.
 
Quer se ame quer se odeie as protagonistas deste livro, a verdade é que indiferença é uma palavra que não tem lugar na mente de quem lê “Mães e Filhas com História”. Qualquer apaixonado por História irá, com certeza, apreciar a leitura deste livro que, na sua simplicidade, faz-nos perceber que a História está repleta de personagens fascinantes, complexas e absolutamente marcantes.
 
 
Um livro que recomendo!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%