quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

0

Livro: A Magia do Silêncio




Título Original: Ma Cure de Silence
Ano de Edição: 2018
Género: Auto-Ajuda
Autora: Kankyo Tannier
Editora: Arena



* Por Mariana Oliveira *


A capa deste livro é LINDA, não é?! Foi a primeira coisa que me chamou à atenção quando peguei nele, ainda antes de sequer saber em consistia o tema da obra! Bem, fica este aparte e agora concentremo-nos no conteúdo:

A minha batalha contra o stress tem-se intensificado ao longo dos últimos anos. Depois de ter tido durante 3 anos um emprego particularmente stressante, o meu corpo decidiu chamar-me à atenção e arranjou várias formas criativas de me levar por mais do que uma vez às urgências de um hospital em apenas meio ano. Fossem qual fossem os sintomas os médicos eram sempre peremptórios na causa: elevados níveis de stress durante um considerável período de tempo. Agora vocês estão a pensar: então se o problema é esse, basta praticar fazer umas caminhadas e ouvir música relaxante! Pois bem, foi isso mesmo que pensei até que no mês passado voltei a ter um novo problema de saúde que mais uma vez me obrigou a consultar um médico. E sim… já adivinharam o que o médico me disse: o maldito stress fazia das suas novamente!
Por isso mesmo, quando “A Magia do Silêncio” chegou às minhas mãos fiquei entusiasmadíssima pois toda a ajuda é bem-vinda para tornar a minha vida mais fácil e me devolver a saúde!

Sinopse:
“Um minuto de silêncio pode ser mágico.
Ultrapassados pela falta de tempo, pelo excesso de informação e por uma vida profissional e pessoal que muitas vezes exige mais do que podemos dar, às vezes explodimos e sentimo-nos perdidos, cansados e fartos de tudo. E se a solução fosse a magia do silêncio?
Kankyo Tannier, uma monja budista leiga, pratica o silêncio há vários anos. Assim, a autora parte dessa experiência para nos ensinar a integrar a magia do silêncio espiritual e físico no nosso dia-a-dia e ajudar-nos a melhorar o nosso estado interior sem necessariamente termos de mudar as nossas vidas. Através de exercícios simples e práticos este livro conduz-nos no caminho do silêncio e da felicidade: o silêncio das palavras a fim de compreender realmente o que está a acontecer à nossa volta; o silêncio visual para que o nosso olhar saiba como se desviar de informação visual inútil e o silêncio corporal para aprendermos a ouvir o que o nosso corpo nos diz.”


Opinião:
Quando percebi que a autora era uma monja budista imediatamente todos os estereótipos possíveis e imaginários me assaltaram a mente. Contudo, ao pouco vamos percebendo que Kankyo, apesar de passar grande parte do seu tempo isolada na floresta, também está em contacto com o nosso mundo agitado, não fosse ela a responsável pelas redes sociais do mosteiro que frequenta e não tivesse ela que viajar com frequência para a cidade!
Ultrapassada essa imagem inicialmente errada da autora, dediquei-me a tentar perceber tudo aquilo que ela nos pretende transmitir.

É através de uma linguagem muito descontraída, com direito a diversas piadas pelo meio, que Kankyo Tannier nos mostra como a vida em pleno século XXI contraria aquilo que o nosso corpo e a nossa mente necessitam para estar saudáveis. Falando através da sua longa experiência, a autora revela-nos como em tempos também ela foi vítima do stress causado pelo ritmo frenético com que vivemos a nossa vida. A partir daí, a autora Kankyo dá-nos pequenas dicas e exercícios práticos para tentarmos encontrar um saudável equilíbrio.

Não sou inocente ao ponto de achar que seguindo estes exercícios ao fim de poucos dias vou sentir uma reviravolta de 180 graus na minha vida pois a própria autora é honesta ao ponto de admitir que em alguns casos demorou anos (!) até conseguir usufruir na plenitude de alguns exercícios. Contudo, também sei que se não começarmos é que nada acontecerá por isso é que fiquei entusiasmada por experimentar cada um destes exercícios. O cariz prático destes exercícios foi o que mais me agradou, pois Kankyo sabe que 99% das pessoas que irão ler este livro nunca irão fazer um retiro num mosteiro budista, daí que precisem de conselhos para o dia-a-dia, de exercícios para fazer enquanto caminham na rua ou cortam os legumes para o jantar.
Ainda, o facto de ter começado a praticar Yoga nos últimos meses deixou-me mais receptiva a tudo aquilo que esteja relacionado com meditação e relaxamento, por isso acredito que essa prática pela qual me apaixonei juntamente com esta obra serão uma mais valia na minha vida!

A única coisa de que não gostei tanto no livro foi a forma como a autora fala dos retiros que são realizados no mosteiro que frequenta. A frequência com que aborda este tema faz-nos pensar que está a querer fazer demasiada publicidade aos retiros. Tirando este detalhe, gostei muito desta pequena lição dada por Kankyo Tannier que de uma forma descontraída, bem-humorada e honesta nos relembra de que não fomos feitos para viver vidas tão agitadas e de que devemos ouvir o nosso corpo quando este nos pede para abrandar.
Um livro que recomendo a todos os leitores, principalmente àqueles que, como eu, têm de conviver diariamente com elevados e desproporcionados níveis de stress.     

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%