sábado, 18 de maio de 2019

0

Livro: Intervenção Psicológica em Perturbações de Personalidade



Título: Intervenção Psicológica em Perturbações de Personalidade
Autores: Mauro Paulino, Márcio Pereira, Sónia Paiva, Carlos Fernandes da Silva e Dulce Pires 
ISBN: 9789896930714
Edição ou reimpressão: 07-2017
Editor: Pactor
Idioma: Português
Dimensões: 165 x 207 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232




SINOPSE

As perturbações de personalidade têm representado um desafio terapêutico ao longo dos tempos, pela sua complexidade, rigidez e funcionamento. Esta obra parte de uma resenha histórica e teórica sobre os conceitos de personalidade e de perturbações, focando-se posteriormente numa vertente prática e interventiva sobre estas perturbações.Com base numa abordagem integrativa, este livro apresenta um conjunto de casos clínicos, sobre cada uma das perturbações de personalidade, incluindo técnicas e ilustrações terapêuticas, refletindo-se também sobre os constrangimentos e desafios inerentes à intervenção, que se reveste de exigências particulares. Refere-se ainda o contributo importante que pode ser dado pelas abordagens de terapia de grupo e terapia familiar como complemento na intervenção individual nestas perturbações.De cariz inovador, esta obra destina-se a todos os profissionais e estudantes das áreas de Psicologia e Psiquiatria, pretendendo representar uma ferramenta de aprendizagem e reflexão no âmbito específico da intervenção nas perturbações de personalidade. Sublinha-se a unicidade que cada caso pode representar e a máxima "cada caso é um caso", que devem ser sempre consideradas na intervenção terapêutica.


Opinião 
Roberta Frontini

Há uns tempos falei-vos num livro técnico fantástico: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM JOVENS AGRESSORES. É um livro que, por vários motivos, aconselho e que me é especial... Podem ler mais clicando no link em cima. Mas quando a Pactor lançou este conjunto de livros, aquele que imediatamente me chamou à atenção foi este. Por isso demorei tanto a falar-vos dele. Era um livro que eu queria conhecer com calma antes de poder vir aqui falar nele. 

Antes no entanto é preciso explicar-vos que eu sou fascinada por perturbações da personalidade. São normalmente as mais interessantes (perdoem-me falar assim... é defeito profissional não é maldade), são as mais difíceis de tratar, mas são extremamente desafiantes. 

Livros deste género, na minha área, não são apenas necessários mas imprescindíveis. Não existem muitos livros traduzidos para português de portugal (quando era estudante via-me à rasca para conseguir livros em inglês quanto mais traduzidos... o awesomebooks teria dado tanto jeito...). Portanto quando vemos Professores proeminentes a falar sobre assuntos importantes como estes, só temos motivos para ficar-lhes gratos. 

Para começar temos o prefácio do Professor Pio Abreu, que é sempre uma pessoas de referência na área, conferindo assim um selo de qualidade à obra. A divisão dos capítulos está bem pensada e estruturada. Nada é deixado ao acaso e são revisitadas as várias perspectivas sobre as perturbações da personalidade (da biológica à humanista). Os vários sistemas de classificação são referidos, e é bom ver que o livro está tão actualizado que já apresenta a recente DSM-V. Foi para mim muito bom ler e poder actualizar-me. São abordadas as várias abordagens teóricas de intervenção. Aqui gostaria de destacar a minha favorita, a terapia focada nos esquemas. 

Seguem-se capítulos específicos para cada perturbação, sendo que uma das coisas de que mais gostei foi o uso de casos clínico. Ajuda a compreender e torna este livro num excelente manual de estudo. A parte que termina os casos clínicos com os desafios terapêuticos são a cereja em cima do bolo. 

A meu ver é um livro bastante completo sobre o tema. Vale a pena ter na estante e estudá-lo... 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%