Título Original: The A-Team
Título em Portugal: Soldados da Fortuna
Ano: 1983
Nº de episódios: 97
Realizador: Stephen J. Cannell & Frank Lupo
Género: Acção, Aventura
Reparámos que estreia hoje em Portugal o filme “Soldados da Fortuna”. Contudo, não é dele que vamos falar (até porque ainda não o vimos) mas sim da série que o inspirou.
The A-Team (ou Esquadrão Classe A como lhe chamávamos) é das poucas séries que víamos quando éramos crianças (algo que por certo terá contribuído para tal é o facto da série ter sido transmitida em Portugal dobrada em português, o que permitia que mesmo muito jovens a acompanhássemos). Na altura, na década de 90, a série era um autêntico sucesso em Portugal (e também já o tinha sido um pouco por todo o mundo, já que foi produzida e exibida na década de 80) e, tal como muitas pessoas, não perdíamos um único episódio.
Agora, olhando em retrospectiva, percebemos que a série não era nada de muito fantástico e surpreendente. Basicamente, acompanhávamos quatro antigos membros das Forças Especiais do exército americano que se encontravam fugidos das autoridades pois tinham sido acusados de um crime que não cometeram. Desta forma, John Hannibal Smith (o líder e quem tinha ideias no grupo), Face (um irresistível homem sempre pronto a enganar toda a gente e a conquistar qualquer coração feminino com que se cruzasse), Murdock (o membro mais “doido” e cómico do grupo) e B.A. (o eterno gigante, que actuava baseado na sua força sempre acompanhado pelas suas dezenas de colares de ouro ao pescoço e com um terrível medo em andar de avião) viam-se, em cada episódio, envolvidos numa nova aventura da qual conseguiam sempre escapar ilesos após magicarem um qualquer plano que acabava por resultar.
Mas a verdade é que nos é impossível pensar nesta série sem sentirmos uma “pontada” de saudade ao lembrarmo-nos das divertidas horas que passámos frente à T.V. e da satisfação que sentíamos sempre que cada episódio terminava com a vitória dos nossos “heróis” e com a famosa frase de Hannibal: “Eu adoro quando o plano dá certo”.
Só esperamos, muito sinceramente, que o filme faça jus à série, embora muitas vezes isso não aconteça porque há coisas que simplesmente não podem nem deviam ser reproduzidas.
Aqui fica o genérico que por certo trará muitas recordações a quem acompanhava esta série: