domingo, 4 de julho de 2010

9

Livro: As Cidades Invisíveis




Livro: As cidades Invisíveis
Autor: Italo Calvino
Ano: 1972
Páginas: 178

O livro "As Cidades Invisíveis" é uma obra de um dos autores mais conceituados e clássicos da literatura: Italo Calvino. De facto, é considerado dos escritores do século XX mais importantes e esta é a sua obra mais conhecida. Mais do que uma obra parece ser uma série de pequenos contos (ou pelo menos assim poderá ser lida). Como tal, alguns destes "contos" são mais apelativos que outros e, para um leitor menos experiente neste género literário ou que se aborrece mais facilmente, pode ser-se feita quase que uma selecção dos contos mais interessantes.

Trata-se de um romance surrealista com uma narrativa lírica relativamente a cidades...55 cidades que não existem se não na cabeça do narrador: Marco Polo. Esta é a história de Marco Polo que, ao chegar ao oriente, dá conta de uma série de cidades oníricas e totalmente utópicas ao imperador Kublai Kan que se encontra melancólico por não poder ver as cidades descritas por Marco Polo, transformando esta personagem na sua janela para um mundo que, na verdade, não existe.

As 55 cidades encontram-se ainda divididas em 11 temas (que orientam a interpretação da leitura). De notar que todas as cidades possuem nomes femininos.

Não é um livro de fácil leitura tendo uma linguagem muito estilizada e uma clara falta de acção, mas qualquer pessoa terá de concordar que a escrita do autor é fantástica e evocadora de imaginação (se o leitor não possuir uma imaginação fértil, mais vale não passar da 1ª página), uma vez que é muito interessante como nos conseguimos envolver num mundo totalmente imaginário.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

9 comentários:

  1. obrigado pelo comentário...
    acho o vosso blog muito interessante, vou ficar atenta... :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Nunca tinha parado por este vosso canto.Mas felicito-vos desde já, muito sinceramente, pela ideia mas principalmente pela sua maravilhosa concretização. O blog está demais e os post maravilhosos. Estão de facto de parabéns. ^^

    ResponderEliminar
  3. De ITALO CALVINO, devemos ler Tudo.
    HJ

    ResponderEliminar
  4. Bem, este pareceu realmente muito interessante, gosto de livros que sejam diferentes...
    Mais um para a minha ENORME lista de livros que quero ler antes de morrer...agora é só arranjar tempo!!!

    ResponderEliminar
  5. e dinheiro para os comprares todos (o que vale é que existem bibliotecas) :D

    ResponderEliminar
  6. Não acredito que aind não li nenhum livro do Italo Calvino. O homem que deu o nome ao Calvin do Calvin e Hobbes merece mais.
    E acho que vou começar por este livro, parece bastante engraçado ;)
    Mas até tinha uma pergunta para fazer às reviewers. Neste livro há algum enredo, existe uma história para seguir ou são de facto contos individuais?
    Bela review já agora

    ResponderEliminar
  7. Remol@: a história fala de Marco Polo que conta as cidades ao imperador Kublai Kan. A única trama que poderia haver são os discursos entre os dois (que no entanto não seguem uma ordem obrigatoria. As descrições das cidades são como que pequeninos contos e, visto que não há uma trama especifica, podem ser "saltadas" (até porque a leitura não é muito fácil, italo calvino sempre teve uma escrita muito densa)... mas vale a pena ler, nem que seja algumas das cidades mais engraçadas :)

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%