segunda-feira, 19 de julho de 2010

15

Livro: A Papisa Joana

Título: A Papisa Joana
Autora: Donna Woolfolk Cross


Este livro é aconselhado a quem adore romances históricos. É talvez por essa razão que é considerado como dos nossos livros favoritos. Infelizmente, após o sucesso de Código Da Vinci, este livro pode parecer um pouco "do género", apesar de ter sido escrito muito antes.

A história deste livro é fantástica e, só depois de o lermos, é que nos apercebemos que, afinal, se baseia numa história verídica. De facto, um dos grandes trunfos do livro, é o facto da autora ter tido uma capacidade extraordinária de combinar aspectos mais lendários com factos históricos. A personagem principal é Joana de Ingelheim que era filha de um missionário inglês e de uma mãe saxónica. Por ter nascido no ano 814 sente-se frustrada com as limitações que lhe são impostas pelo seu sexo. Mas felizmente, a cumplicidade do irmão Mateus faz-lhe entrar no mundo da leitura e, com apenas 6 anos, Joana aprende a ler e a escrever. Mas não terá sempre Mateus para a ajudar a ultrapassar as suas limitações [impostas]. Conseguirá então ela ultrapassar todas as suas dificuldades e tornar-se numa grande mulher? E se sim como? E o que acontecerá quando se apaixonar perdidamente por Geraldo? Todo o livro é uma fantástica recriação da "Idade das Trevas". A sua leitura é fácil e interessante e é, sem dúvida, um livro bastante feminista.

O livro foi transformado em filme pelo realizador alemão Volker Schlondorff em 2009 mas, sinceramente, ainda não o vimos...aqui vai o trailer do filme..confessamos que estamos curiosíssimas para o ver!


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

15 comentários:

  1. Eu adorei o livro. Recomendo-o vivamente. Esta capa, no entanto, não é minimamente atraente!

    ResponderEliminar
  2. Não sou muito de romances historicos...mas se o tipo de escrita é tipo codigo da vinci, pode ser daqueles livros dos quais até retiramos bastante informação...foram convincentes meninas. Tenho que o ler...lá estou eu a meter mais um em standby...isto nunca páraaaa!!

    Beijinho =)

    ResponderEliminar
  3. Não sou grande apreciador de romances históricos. mas, como sugestão do FLAMES é sugestão a seguir, vou tentar.
    HJ

    ResponderEliminar
  4. Vale bem a pena le-lo!! Não é por acaso que é dos nossos livros favoritos!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este livro mas, tendo em conta a história e o trailer do filme, por algum motivo lembrou-me a história de Joana D'Arc...fiquei intrigada. Quando puder leio!

    ResponderEliminar
  6. Fazem bem...leiam o livro. Eu adoro. É o meu livro FAVORITO!

    ResponderEliminar
  7. Não me parece nada o meu estilo de livro, no entanto se for como Codigo da Vinci, é sempre bom dar uma oportunidade. O codigo da vinci esta longe de ser um classico, mas esta escrito como se fosse um filme, não custa nada a ler. Se este for igual, não me importo de tentar ;)
    Se bem que a história parece mesmo muito feminista eh eh (não que eu tenha algo contra xD)
    Bela review meninas

    ResponderEliminar
  8. Comecei a ler esta semana desejo sinceramente ficar satisfeita ;)

    ResponderEliminar
  9. Como sabem, ja li o livro! recentemente tive a oportunidade de ver o filme, bem, sinceramente, depois de ter ficado fascinada pela história e de considerar um dos meus livros preferidos, achei que no filme, embora muito grande, tenha modificado umas partes importantes. Por isso não gostei muito, acho que para quem leu a história é perceptível, mas para quem não leu parece um pouco confuso! Mas há quem diga que resultou um filme muito bom1

    ResponderEliminar
  10. Eu amei o livro, apesar de ficar meio triste com o final trágico dele. Recomendo a leitura!! É um romance cativante e muito emocionante...

    ResponderEliminar
  11. =) o final é triste sim :(, Mas vale TÃO A PENA LER!

    ResponderEliminar
  12. Li este livro depois de ser recomendado por 2 pessoas amigas. Fiquei reticiente, pois não sou admirador de histórias de época, históricas, e ainda por cima, do seculo IX. Pensei logo que ia me aborrecer, a leitura, claro.
    Só comprei-o porque estava em promoção na Presença, era o livro da semana, lembro-me.

    Adorei!devorei num instante.

    E o filme vi logo de seguida. Uma maravilha.

    Recomendo vivamente. é dos livros que mais prazer me deu em ler.

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito! E é interessante pois só ao ler este post é que me apercebi que, de facto, o livro é algo feminista. O que não admira nada pois a protagonista é uma mulher que não aceita as imposições feitas às mulheres na sua época.
    Uma boa história com IMENSA informação relevante.
    Agora só falta ver o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho de ver o filme... estou com muita vontade! Ainda bem que gostaste! :)

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%