Título da colectânea: Sonetos Completos
Livros incluídos: Livro de Mágoas
Livro de Sóror Saudade
Charneca em Flor
Reliquiae
Ano de Edição: 1934
Género: Poesia
Editora: Livraria Gonçalves
Autor: Florbela Espanca
"Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse a chorar isto que sinto!"
(Florbela Espanca)
A poesia está longe de ser o nosso género literário favorito. Contudo, há nomes incontornáveis da literatura portuguesa que nos sentimos quase que "obrigadas" a ler, quanto mais não seja para podermos falar do assunto.
Há muito que tínhamos ouvido falar de Florbela Espanca: eterna sofredora, passou a sua vida mergulhada numa profunda depressão, ao mesmo tempo que lidava com os seus vários amores e desamores. Acabaria por terminar com a sua própria vida ainda muito jovem (com 36 anos de idade), não sem antes nos deixar uma vasta obra que, ainda hoje, muitos admiram e continuam a estudar.
Decidimos ler esta colectânea pois quisemos ficar a par dos vários livros de poesia (sim, pois Florbela não se ficou pela poesia, tendo também deixado várias obras em prosa) que a autora escreveu.
Sem sermos especialistas na matéria (longe disso!), ficámos agradadas com a maior parte dos textos escritos pela autora: uma escrita simples mas, ao mesmo tempo, completa e bela, ao longo da poesia de Florbela; por momentos, quase que conseguimos sentir aquilo que a malograda escritora sentiu aquando da criação dos seus versos.
Deixamos, no entanto, um conselho para quem queira ler esta colectânea, ou um dos seus livros: informem-se, em primeiro lugar, da biografia de Florbela Espanca pois só dessa forma conseguirão perceber na perfeição os motivos que levaram a escritora a escrever todos os seus poemas (completamente auto-biográficos).
Boas leituras!
Como eu AMO Florbela Espanca!!! =D
ResponderEliminarÉ bom voltar a esta vida e ver que as meninas continuam em força. É um prazer ter.vos no meu novo cantinho.
Beijo (ex.meio cheio)
Bem-vinda de volta!!!
ResponderEliminarEspanca é uma das minhas poetisas preferidas. Tenho a obra completa dela. LIndo lindo.
ResponderEliminar..e é amar-te assim perdidamente.... :)
Gosto muito de Florbela Espanca. Tens um blog muito rico, parabéns!!
ResponderEliminarNós também gostamos de Florbela Espanca.
ResponderEliminarObrigada pelo elogio.
Continua a visitar-nos!