quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

0

Livro: O Oceano no Fim do Caminho




Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Ano de Edição: 2014
Género: Fantasia
Nº Páginas: 183
Autor: Neil Gaiman

 

 

Neil Gaiman é um nome incontornável no panorama literário mundial. Contudo, confesso que até ler “O Oceano no Fim do Caminho” o mais próximo que tinha estado deste autor fora aquando da visualização da adaptação de uma das suas obras mais conhecidas para o grande ecrã – “Coraline”.
Foi, assim, com a história de um jovem rapaz de apenas 7 anos como protagonista que me estreei por estas paragens.
 
A verdade é que no livro a personagem principal nunca vê o seu nome revelado, mas tal não é necessário ao leitor para que acompanhe as suas aventuras (ou será melhor dizer desventuras?) quando por um infeliz acaso se cruza com uma família peculiar: 3 mulheres de 3 gerações distintas, que em comum têm o facto de, aparentemente, habitarem este planeta desde o seu início e serem possuidoras de um imenso e misterioso poder.
 Acabarão por ser elas que ajudarão o rapaz de 7 anos a enfrentar os perigos que ameaçam o mundo tal e qual como o conhecemos. Serão muitas as situações perigosas, vários os mistérios, mas tudo é possível quando se possui um oceano nas traseiras de um quintal.
 
Desengane-se quem, à primeira vista, pensa que esta se trata de uma história para crianças. Mesmo sendo narrada do ponto de vista de um menino de 7 anos, a história assume a determinada altura uma profundidade tal que só consigo imaginar que Neil Gaiman tenha escrito este livro tendo na sua mente um público-alvo adulto. Algo, diria, ao estilo da premiada obra "Que monstros Fabricamos?" de David Almond.
O ponto alto de "O Oceano do Fim do Caminho" está na capacidade do seu autor de descrever momentos assustadores, opressivos e angustiantes de mãos dadas com situações mágicas e ternurentas.
A imaginação de Gaiman é tal que fui obrigada a reler alguns parágrafos para acompanhar a linha de pensamento do autor que de um momento para o outro nos apresenta uma mudança nos acontecimentos inesperada. Imaginação é, aliás, a palavra que a meu ver melhor descreve este livro ou não se tratasse de uma história cheia de magia vista pelos olhos de uma criança medrosa e ao mesmo tempo valente.
 
Um livro repleto de pensamentos interessantes para ler e reler e uma história plena de fantasia, sobre a vida e os incríveis segredos que podem estar ocultos mesmo ao virar da esquina.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%