Envie esta página a um amigo!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

0

Livro: Histórias de adormecer para raparigas rebeldes



Título: Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes
Autor: Elena Favilli
ISBN: 9789896653057
Edição ou reimpressão: 09-2017
Editor: Nuvem de Tinta
Encadernação: Capa dura
Páginas: 332

SINOPSE


Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.

Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.

CRÍTICAS DE IMPRENSA


" Estas histórias de adormecer transformam princesas em mulheres que mudam o mundo." 
The Huffington Post

"Leitura obrigatória para todas as raparigas e mulheres deste mundo"
Forbes

"As crianças que lerem este livro antes de dormir terão, garantidamente, sonhos extraordinários e muito inspiradores."
The Guardian

Opinião
(Roberta Frontini) 


Há uns meses atrás recebi uma prenda: o Principezinho em italiano. Um dos meus livros favoritos. O meu namorado foi a um congresso em Milão e na viagem de regresso decidiu passar pela livraria do aeroporto e comprar-me um livro (que chatice!!!). Quando mo ofereceu contou-me que, na mesma livraria, tinha visto um livro que lhe tinha chamado à atenção. Chamava-se: Storie della buonanotte per bambine ribelli. É claro que o livro lhe tinha chamado à atenção. Como feminista que é, um livro com 100 histórias de mulheres inspiradoras e extraordinárias para ser lido a crianças só lhe podia despertar a curiosidade. E despertou a minha também. Nos momentos seguintes dei por mim a pesquisar sobre a obra e descobri que se tratava de um livro para crianças escrito por duas autoras italianas. Fiquei extremamente ansiosa para o poder folhear e ter nas mãos. Mas os dias foram passando, o anúncio do segundo livro apareceu, e eu sem ter a oportunidade de ir a Itália comprá-los. Mas eis que chega a formidável notícia de que o mesmo seria editado em Portugal pela Nuvem de Tinta, editora que tantas obras infantis interessantes tem publicado. E assim foi com grande alegria que o recebi em casa e, desde aí, não o tenho largado. 

O livro tem uma edição extremamente cuidada, como a Penguin Random House já nos tem habituado: capa dura, cores vivas, papel com aquele cheiro que deixa qualquer amante dos livros absolutamente inebriado. Enfim, é daqueles livros às quais apetece fazer uma sessão fotográfica completa (sim, eu fiz isso! Não me julguem!). As ilustrações feitas por diversos autores (60 ao todo, e conta com a participação de uma ilustradora portuguesa) são diferentes, mas no seu conjunto encontram alguma harmonia. Mesmo alguns estilos sendo diferentes de outros, o seu conjunto não choca. 




Eu sou feminista, no verdadeiro sentido da palavra. Acredito que o feminismo seja necessário porque ainda temos de lutar pela igualdade de géneros no Século XXI. Por isso acredito na importância destas obras, especialmente quando são pensadas para um público mais jovem. Acredito que ainda é necessário  darmos uma força extra às meninas a quem lhes é dito que não podem tentar ser o que querem. É importante ensiná-las que terão de enfrentar obstáculos simplesmente porque nasceram mulheres, mas que têm à sua disposição o necessário para os ultrapassar. E o exemplo destas 100 mulheres de certo que poderá ser significativo para elas. Mas este não é apenas um livro para mulheres. É um livro de mulheres, para todos. De matemáticas a músicas, activistas, pintoras, cientistas.. muitos são os percursos profissionais destas mulheres, e as suas histórias de certo que vos tocarão o coração. No final da obra há espaço para vocês próprios contarem a vossa história. Que seja também ela extraordinária e um exemplo de superação para quem vos rodeia. 




Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%