segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

11

Filme: AVATAR


Direcção: James Cameron (realizador de grandes êxitos como Titanic e Exterminador Implacável 2)
Ano: 2009
Lançamento em Portugal: 17 Dezembro 2009
Actores: Sam Worthington como Jake Sully
Sigourney Weaver como Dra. Grace Augustine
Michelle Rodriguez como Trudy Chacon
Giovanni Ribisi como Parker Selfridge
Joel David Moore como Norm Spellman
Stephen Lang como o Coronel Miles Quaritch
Zoë Saldaña como Neytiri
C. C. H. Pounder como Mo'at
Laz Alonso como Tsu'Tey
Wes Studi como Eytucan

Recentemente fomos ver o filme AVATAR em 3D (com o único intuito de nos mantermos actualizadas para este blog) ehehe.
 
Este é um filme de ficção científica (nem sequer é dos meus “temas” favoritos) no entanto, na nossa opinião, este é um dos melhores filmes da história do cinema, não só pelos efeitos gráficos, mas também pela história, história essa que tem vindo a ser bastante criticada pela sua falta de originalidade, uma vez que aborda temáticas presentes em vários outros filmes (ex. Pocahontas, Dança com Lobos e Matrix).
De referir, no entanto, que os efeitos visuais não são apenas a nível do 3D, mas todas as imagens são lindas e dão-nos uma enorme vontade de viver em Pandora. O que é Pandora? Talvez seja melhor explicar um pouco mais sobre o filme (sem spoilers).
 
O filme passa-se em 2154 em Pandora, uma das luas de Polifemo onde se encontram colonizadores humanos que têm tido dificuldades em explorar a terra devido aos nativos, os Na’vis. Em Pandora existe um recurso muito importante e que vale milhões na terra e é este o objectivo dos humanos: descobrir esse local e apanharem esse mineral: o Unobtanium. Os trabalhadores são ex-soldados e ex-fuzileiros. Os nativos são seres muito fortes que medem quase 3 metros de altura, e vivem em perfeita harmonia com a Natureza (uma Natureza completamente diferente da Humana e, simplesmente, fabulosa). No entanto, os humanos conseguiram criar o programa Avatar por forma a transformar alguns corpos humano-Navi’s. Desta forma, se um humano compartilhar o mesmo genótipo de um Avatar, pode ficar mentalmente ligado a ele. É desta forma, que Jake e outros exploram o mundo e conhecem os seus habitantes.,

James Cameron estava a trabalhar neste filme desde 1994 tendo sido lançado em 2D mas também em 3D. Demorou tanto tempo a ser feito porque possui a mais alta tecnologia.
Avatar é o 2º filme mais visto na história do cinema. NOTA: James Cameron pondera lançar um 2º e um 3º filme.
Mais uma vez, James Cameron ouviu dizer que o filme seria um fracasso e, mais uma vez, superou todas as expectativas…por isso mesmo, parece-nos ser um filme com "cheirinho" a Óscar, sendo já apontado por muitos como o filme da década e um dos grandes candidatos a brilhar na noite que premeia os melhores filmes do ano, tendo já arrecadado dois Golden Globe Awards. Com uma banda sonora incrível, imagens deslumbrantes e cenas de grande qualidade, AVATAR é um filme imperdível!! Um filme para ver…e rever!
PS. Se bem que ver o filme em 3D é uma nova experiência, não me pareceu que a diferença fosse muito grande! Nesse sentido, estou um pouco desiludida.

Trailer

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

11 comentários:

  1. oh... spagnolo? no.. portoghese direi... grazie per aver linkato il mio blog, ho aggiunto il vostro all'elenco dei blog che mi linkano :)

    a presto!

    ResponderEliminar
  2. FInalmente, o review que pedi...
    Quanto ao filme, a minha opinião varia um pouco em relação à das reviewers. Admito que seja um filme espectacular de se ver, tem imagens fantásticas. as personagens estão muito bem conseguidas (como é que eles conseguiram pôr aqueles avatares tão parecidos com os actores?) e conseguiram criar um mundo novo cheio de belos pormenores. Não vi a versão 3D, mas imagino que seja uma experiência e peras.
    Quanto às partes menos boas (atenção, isto é uma opinião!! não me matem!!), penso que a história seja talvez o elo mais fraco. Não me parece algo fresco, ainda para mais estando a ser feito há já tanto tempo. Não consigo parar de pensar que se o filme não fosse feito com a tecnologia que hoje há, isto é, se fosse feito com aqueles efeitos especiais da velha escola (com pessoas muito altas maquilhadas a fazer de avatar e com anões dentro de robos xD), o filme acabaria por não ter a mesma magia e não acho certo um filme depender demasiado na imagem.
    Opinião final: é um filme inesquecível, sem dúvidas, e apesar de estar longe dos meus filmes favoritos, considero-o um dos filmes que mais gosto dá a ver. As paisagens são deslumbrantes, personagens bem escolhidas e em geral uma bela maneira de passar duas horas e meia da sua vida eh eh

    ResponderEliminar
  3. esse filme é maravilhoso, amei
    e tomara que saia logo em DVD :)

    bjs' e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  4. Remolha, de facto tens razão ao destacar que a história não peca por excesso de originalidade.
    Contudo, achamos que como fizeste questão de destacar: é um filme inesquecível e espectacular. No seu conjunto tornou-se num filme memorável que, tal como a Sarah' deu a perceber, dá vontade de ver e rever imensas vezes!!;)

    ResponderEliminar
  5. Vi sim =) inicialmente nao estava muito interessada em ver o filme , nao m despertava grande interesse, mas adorei mesmo *-*

    ResponderEliminar
  6. Ciao Roberta. Ti ringrazio per i tanti commenti che hai lasciato sul mio blog.
    Noto che hai molti contatti con la blogosfera italiana e capisci molto bene la nostra lingua. Dal tuo nome, deduco che tu abbia origini italiane. Giusto? :)

    ResponderEliminar
  7. Não vi o filme, não faz bem o meu género! Como o tempo não é muito, tenho de fazer escolhas, mas daqui a uns tempinhos, quem sabe... Boa semana para as duas.

    ResponderEliminar
  8. Helena, de facto AVATAR aparenta ser um filme com um género muito específico que pode (ou não) agradar a muitos. Contudo, achamos que vale mesmo a pena ver pois James Cameron conseguiu usar a tecnologia mais recente de uma forma sublime criando, assim, um filme ao qual vale a pena "dar uma oportunidade".

    ResponderEliminar
  9. pela tecnologia e pela qualidade técnica da coisa sim, é definitivamente brutal e o melhor filme dos últimos tempos. eu gostei. mas não é nada que ame. ;)

    ResponderEliminar
  10. Ei gostei do filme. No entanto fui esperando do efeito 3D algo melhor...mas a história em si dispensa os efeitos, e faz vc viajar mesmo! parabéns pelo blog! bjos

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%