quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

8

Livro: A Luz


Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Género: Mistério, Terror
Ano de publicação: 1977
Nº de páginas: 438



Stephen King é conhecido como o mestre do terror na literatura, contudo, até há bem pouco tempo para nós, não passava disso mesmo, de um nome. No entanto, após ler pela primeira vez uma obra sua ficámos rendidas à sua genialidade.

Já conhecíamos a história de “A Luz” por causa do famoso filme, com o mesmo nome, de 1980 mas como sabemos que, por norma, o livro é sempre muito melhor que o filme decidimos ler a obra.
Em “A Luz” acompanhamos Jack Torrence que, após uma vida de percalços e desventuras, decide aceitar um emprego como zelador de um famoso hotel – o Overlook – durante o Inverno, altura em que o hotel está encerrado pois os grandes nevões de que é alvo isolam-no completamente do resto do mundo nessa altura do ano. Jack não vai sozinho pois leva consigo a sua mulher Wendy e o seu filho de 5 anos, Danny, um menino com um dom muito especial.
Jack sabe que este não é o emprego dos seus sonhos mas as dificuldades levam-no aceitar esta proposta, mesmo após ser informado de que um anterior zelador do hotel num determinado Inverno terá misteriosamente enlouquecido e morto toda a sua família, suicidando-se de seguida. Mas com Jack nada disso acontecerá, certo? Afinal, o hotel pode possuir características especiais que lhe conferem vida própria, podem surgir alguns fantasmas durante a sua estadia, os arbustos do jardim podem começar misteriosamente a mexer-se e o isolamento total do resto da civilização pode ser assustador…mas com Jack e a sua família será diferente…certo??

Aconselhamos todos a ler este livro. Mesmo para quem já tenha visto o filme vale a pena pois com o livro conseguimos perceber certos pormenores que as limitações de tempo do filme não permitiram explicar. Para além do mais, o filme e o livro têm finais diferentes e, só por isso, já vale a pena ficar a conhecer esta obra.
Gostámos muito da escrita de Stephen King: simples, fluida, sem floreados e, de certa forma, original (principalmente pela forma como consegue combinar os pensamentos dos personagens com os seus diálogos). O livro está longe de ser muito assustador mas, sem dúvida, que conseguiu cativar a nossa atenção da primeira à última página. Uma obra a não perder!!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

8 comentários:

  1. Por acaso ja tinha ouvido falar do escritor, mas nunca li nada dele! Vou debruçar-me sobre o assunto ;)

    Agradeço pelo comentário. Acho que concordamos nos dois primeiros escritores.
    Talvez a minha escolha tenha sido errada, mas tenho receio de ler mais um livro do Nicholas Spark, vou pensar seriamente no assunto. Ah e sendo assim também vi o filme do Diário da Nossa Paixão. Foi há tanto tempo que já nem me lembrava! Gostei da história e do filme. Se tiver coragem leio o Juntos ao Luar! Não vi o filme ;) Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Ok! Tiveram imensa piada com esse toquezinho final do "longe de ser muito assustador", de qualquer das formas, o vosso "nada assustador" deixa-me muito a desejar!! :D

    Bom post! *

    ResponderEliminar
  3. Cátia,

    Digamos que as nossas definições de "assustador" são algo...diferentes. Mas se algum dia quiseres dar uma espreitadela nesta história já sabes a quem pedir ;)

    ResponderEliminar
  4. hummm... vou ponderar... talvez quando já não me assustar (e de implorar para que eles se calem!) com as descrições de filmes de terror feitas pelos meus colegas! :P

    ResponderEliminar
  5. Ah!! é verdade! Parabéns pelos resultados da sondagem!! :D
    e já agora, o vosso blog é útil e interessante!! :D:D:D:D:D

    ResponderEliminar
  6. Este senhor é um Senhor!! Para quem gosta deste tipo de leitura, que aproveite e devore tudo o que ele já escreveu..é uma leitura fácil e optima. Ja os filmes, a grande maioria dos filmes baseados em livros dele ficam tãooooo à quem do que deviam. O "the dream catcher" irrita-me de uma maneira!!
    Enfim...grande conselho quanto ao autor =D

    ResponderEliminar
  7. Meio Cheio,

    De facto de Stephen King ainda só lemos este livro. Mas ficámos curiosas por conhecer mais obras deste senhor!

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%