quinta-feira, 5 de julho de 2012

0

Livro: Os filhos da droga




Título Original: Wir Kinder vom Bahnhof Zoo
Ano: 1978
Género: Testemunho
Autor: Christiane F.

O livro "Os filhos da droga" é conhecidíssimo. Já foi lido por várias gerações e continua a ser um livro de referência para os amantes de testemunhos reais tocantes e difíceis de esquecer.
Para nós, foi um livro algo difícil de ler. Não pela falta de qualidade da sua história, mas sim pela crueldade de alguns dos acontecimentos descritos.

A história é descrita na primeira pessoa: Christiane F., uma jovem alemã de 15 anos está em julgamento em tribunal por posse de heroína. Enquanto a sua sentença não é conhecida, dois jornalistas completamente fascinados pela sua história, Kai Hermann e Horst Hieck, decidem entrevistá-la. Foi durante essa entrevista (que, inesperadamente, acabou por se prolongar em várias sessões ao longo de 2 anos) que Christiane descreveu tudo aquilo por que tinha passado nos últimos anos. Tudo começou aos 13 anos de idade com o consumo de drogas até que o vício a obrigou a, com apenas 14 anos, começar a prostituir-se para arranjar dinheiro.


Este livro é INCRIVELMENTE real. Foi a primeira vez que lemos um livro que descreve com todos os pormenores a vida daqueles que são toxicodependentes, desde as sessões de "chuto" até às noites em que se prostituem para ganhar dinheiro. Tratando-se de uma história vivida por adolescentes, a história ganha contornos ainda mais chocantes.
Este é daqueles livros que ficam para sempre na memória; é impossível lê-lo e não ficar a pensar sobre aquilo que acabámos de ler.
Apesar de ser um livro forte para as pessoas mais sensíveis, não podemos deixar de recomendá-lo a TODA a gente, pois são testemunhos destes que nos alertam para uma triste realidade que pode ser encontrada em qualquer país no mundo.
Um livro a não perder MESMO.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%