quinta-feira, 21 de março de 2013

2

Livro: Oscar Wilde - Histórias à volta da mesa


Autore(s): Oscar Wilde e Bruno Schiappa (escritor do prefácio)
Título: Histórias à volta da mesa
Reedição: 2002
Nº páginas: 139
Editora: Coisas de Ler

Foi num destes dias, em que começou a chover, que pegámos neste livro e... só o pousamos quando acabámos. Se houve livro que excedeu as nossas expectativas foi este. Bastante interessante por dois aspectos:

1- Por um lado, aprendemos IMENSO sobre o autor. Muitas coisas que não sabíamos nem tínhamos, sequer, ouvido falar...
2 - Em segundo lugar, porque as histórias de Oscar Wilde são DELICIOSAS

Depois do Prefácio feito pelo autor e de uma introdução onde ficamos a conhecer mulher o escritor Oscar Wilde, lemos uma série de histórias contadas por ele (oralmente, e há quem diga que ele fosse melhor a contá-las do que a escrevê-las), sempre com uma pequena explicação que antecede o mesmo. ADORÁMOS as histórias. São todas pequeninas (as mais compridas têm 3 páginas no máximo; as mais curtas têm meia página). Para além do mais, o livro encontra-se dividido em 4 secções: Episódios, Fábulas, Contos Bíblicos e Poemas em Prosa.

Quase toda a gente conhece (ou já ouviu falar) do livro O Retrato de Dorian Gray. Trata-se de um clássico. Agora, não sabíamos que Oscar Wilde escrevia contos tão interessantes e não sabíamos que ele gostava TANTO de as contar, em qualquer ocasião. Muitos deles eram contados e re-contados e por isso iam sofrendo algumas alterações. Infelizmente, muitos não foram publicados mas, felizmente, apareceu este livro. Com o intuito de nos dar a conhecer 30 dessas histórias inéditas, o livro faz a compilação destas histórias.

Graças às introduções de cada conto, ficamos a saber sobre a vida do autor e a conjectura social que envolvia a escrita de cada de cada conto. 

Trata-se de uma leitura incontornável para qualquer leitor assíduo das obras de Oscar Wilde, ou simplesmente para alguém que prefira contos a romances. Mesmo quem nunca leu nada do autor, a nosso ver, deve dar uma oportunidade a este livro, pois é absolutamente delicioso. 


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Olá, este também será um livro que irei ler de certeza absoluta. Tive oportunidade de ouvir alguns dos seus contos e achei que o que o torna tão especial, foi que cada vez que se termina um, derivado a serem tão breves nos dá vontade de ler sempre outro de seguida. Pena não o ter por perto, senão na altura em que me contaram alguns deles, só parava na última página. Boas leituras para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Alípio, foi o que nos aconteceu! As histórias eram contagiantes! Obrigada pela sua opinião!

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%