segunda-feira, 25 de março de 2013

4

Série: Vermelho Brasil



 
Título Original: Brazil Red
Ano de Estreia: 2011
Género: Histórico, Romance, Aventura
Nº Episódios: 4
Produtor: Sylvain Archambault
 

De vez em quando cruzamo-nos com algumas preciosidades completamente por acaso. E foi isso mesmo que aconteceu com a mini-série "Vermelho Brasil", que ficámos apenas a conhecer no dia da sua estreia em Portugal.
 
 
A história, verídica, relata uma tentativa do império Francês, no séc. XVI, de conquistar o Brasil ao povo português.
Assim, tudo começa em 1564 quando os franceses invadem a costa brasileira com o objectivo de derrubar João da Silva (papel brilhantemente interpretado pelo português Joaquim de Almeida), o português responsável pelos trabalhos desenvolvidos pelo povo lusitano naquelas terras.
A guerra vai começar e franceses e portugueses utilizarão tudo o que estiver ao seu alcance para conquistar este novo e fantástico mundo, o Brasil.
 
Apesar de, de forma algo descarada, a série apresentar os franceses como os heróis e os portugueses como os maus da fita (o que em termos históricos não fará muito sentido), não pudémos de deixar de apreciar imenso esta série!
Embora "Vermelho Brasil" tenha apenas 4 episódios, a história foi desenvolvida de uma forma sublime, dando a oportunidade ao espectador de conhecer melhor as principais motivações que dirigiam os guerreiros da época, ou seja, todas as guerras religiosas, os nacionalismos, o problema dos nativos que foram feitos escravos, as guerras de poder entre líderes dos diferentes grupos... Assim, a série ganha uma grande importância didáctica, ao tornar-se numa verdadeira lição de História.
Como se isto não bastasse, ainda há outros pormenores adicionados à história de "Vermelho Brasil", também eles factos verídicos, que tornam esta série ainda mais interessante, tal como por exemplo, o estilo de vida dos índios brasileiros e as disputas que também estes têm entre diferentes tribos. Contudo, o principal destaque vai mesmo para o amor proibído de dois irmãos que viajaram com a comitiva francesa, Just e Colombe, que se vêem envolvidos nesta guerra e perseguidos por todas as regras da sociedade a que pertencem.    
Esta é uma mini-série definitivamente a não perder para todos os apaixonados por História!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Fiquei curiosa, até porque li há pouco tempo dois livros sobre a independência do Brasil.
    Quanto à história de amor entre dois irmãos, será um remake da célebre e antiquíssima obra "Paul et Virginie".

    ResponderEliminar
  2. Vale mesmo a pena ver Helena! É uma história muito interessante com uma realização espectacular. E, para além disso, são apenas 4 episódios, pelo que não é preciso investir muito tempo.

    ResponderEliminar
  3. O site [ja desaparecido] OXE7 comecou a partilhar esta serie,tenho apenas os dois primeiros episodios mas nao sei onde poderei encontrar o resto da serie :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, acompanhámos esta fantástica série na RTP1, pelo que não sabemos de nenhum site onde esteja disponível :(

      Já tentou entrar em contacto com a RTP e perguntar se há planos para o lançamento do DVD?

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%