quinta-feira, 25 de julho de 2013

2

Série: Ficheiros Secretos



 
Título Original: The X Files
Ano de Estreia: 1993
Nº Temporadas: 9
Género: Mistério, Policial, Terror
Criador: Chris Carter


A série de que aqui falámos há muito pouco tempo, Hannibal, conta com a participação da actriz Gillian Anderson, que se celebrizou no papel da agente Dana Scully numa das séries de maior sucesso da década de 90: "Ficheiros Secretos". Por isso mesmo, foi com bastante saudade que decidimos recordar aquela que ainda hoje é uma das nossas séries de eleição.
 
 
Em Ficheiros Secretos os protagonistas são os dois agentes do FBI Dana Scully e Fox Mulder. Estes são incumbidos da tarefa de investigar todos os fenómenos paranormais que chegam às mãos desta famosa agência de investigação. Contudo, como seria de esperar, alguns casos acabam por revelar-se um mistério muito mais complexo e perigoso do que aquilo que inicialmente seria possível prever, e muitas vezes os dois jovens agentes terão que lutar pelas suas próprias vidas ao longo de episódios repletos de mistério, reviravoltas e contratempos.
 
 
Chris Carter, o criador desta série, teve aquilo a que gostamos de chamar de "rasgo de genialidade" quando, em plenos anos 90, decidiu criar uma série até à data completamente original: uma série que se desenrola à volta de casos altamente misteriosos, com algum terror e muito drama à mistura. E se os episódios em si são de excelente qualidade, os protagonistas completam este quadro, ou não se tratassem de duas personagens interessantes, antagónicas mas que ao mesmo tempo se complementam: sendo Scully a mulher da Ciência e cabendo a Mulder o papel de homem da Fé.
O único aspecto negativo a apontar a "Ficheiros Secretos" é mesmo a relativamente fraca qualidade das últimas temporadas da série, uma vez que o seu criador começou, a nosso ver, a focar-se demasiado na temática dos extraterrestres e acabou por desviar-se do tema inicial, acabando por tornar-se algo repetitivo e maçador.
Mas, mesmo assim, "Ficheiros Secretos" será para sempre uma série de culto, com milhões de fãs em todo o mundo e que, apesar de já ter estreado há 20 anos, tem potencial para conquistar qualquer pessoa que decida começar a vê-la hoje. Recomendamos!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi esta série era muito nova por isso ainda não tinha capacidade para perceber as subtilezas do que se passa "por detrás da cortina". Mas gostei do teu ponto de vista ;)

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%