segunda-feira, 12 de agosto de 2013

0

Livro: Angelologia


 
 
Título Original: Angelology
Ano: 2010
Género: Romance, Mitológico
Autor: Danielli Trussoni
 
 
Os críticos que leram “Angelologia”, o primeiro romance de Danielle Trussoni, prometiam-nos um romance intelectual e inteligente, uma história original e que nos proporcionaria horas de leitura verdadeiramente empolgantes. E foi exatamente isto que sentimos ao longo dos dias em que “Angelologia” nos acompanhou para, literalmente, todo o lado.
 

A história apresenta-se num misto de romance, mitologia e acontecimentos históricos.
Evangeline, uma jovem freira do Convento de Santa Rosa, vê a sua vida mudar por completo quando às suas mãos chega uma carta misteriosa que a levará a investigar os arquivos do convento e a descobrir segredos há muito escondidos. Quando se apercebe, Evangeline encontra-se numa luta contra os Nefilins, uma raça que descende de anjos e humanos e que procura, desde o início dos tempos, dominar e escravizar a Humanidade.
Chegou o momento para Evangeline e um grupo de corajosos Angelologistas, aqueles que se dedicam ao estudo dos Anjos, travarem a batalha das suas vidas: existe um objecto precioso, a Lira, que contém em si o poder de mudar completamente o mundo tal e qual como o conhecemos; os Nefilins também andam no encalço desse poderoso instrumento musical há vários séculos… a corrida começou e só um grupo poderá vencer.

 
Este livro constituiu uma verdadeira surpresa para nós. Nada familiarizadas com este tipo de leitura, um pouco ao estilo de Dan Brown, foi com muito agrado que “mergulhámos” nesta história e nos deixámos levar pela incrível trama inteligentemente elaborada por Danielle Trussoni.
A obra encontra-se dividida em três partes:
 - Na primeira parte, é apresentado ao leitor o mundo criado pela autora. Decorre nos E.U.A. o ano de 1999 e o nosso planeta em tudo se assemelha àquilo que conhecemos não fosse o facto de, no meio dos seres humanos, habitar esta estranha e perigosa raça os Nefilins. Assim, nesta parte inicial ficamos a conhecer os protagonistas desta história – os humanos e os Nefilins que lutam em campos opostos.
Aqui, torna-se evidente para o leitor o incrível trabalho de pesquisa que Trussoni realizou, pois a autora cruza com mestria elementos míticos e bíblicos.
 
- Na segunda parte da obra, somos surpreendentemente transportados para o passado, para o ano de 1939, para Paris, uma cidade prestes a ser invadida pelas tropas nazis. Aqui, acompanhamos, os esforços de um grupo de Angelologistas que tentam a todo o custo descobrir o paradeiro da preciosa Lira antes que a sua cidade seja completamente destruída por uma grande guerra, a 2ª Guerra Mundial.
Se na primeira parte nos surpreendemos com a trabalho de pesquisa de Trussoni, aqui rendemo-nos completamente à autora que conseguiu de uma forma brilhante relacionar elementos históricos, com particular destaque para a Grande Guerra, bíblicos e míticos, criando uma realidade que, de tão bem construída que está, se nos apresenta como sendo incrivelmente real e plausível.
 
- A terceira e última parte, decorre novamente no ano de 1999 e consiste naquilo a que gostamos de chamar de “corrida contra o tempo”. É aqui que o leitor é “arrastado” para uma escrita vertiginosa, onde tudo acontece de forma muito rápida, onde todos os segundos contam e a mítica batalha conhece o seu auge.
Se até aqui o livro conseguiu prender-nos pela sua inteligência e originalidade, nestas últimas páginas não nos é dado sequer tempo para respirar: Trussoni imprime uma velocidade estonteante e somos “obrigados” a virar mais uma página para descobrir como terminará esta incrível história.
 
 
 Somando todas as partes, este é um dos livros mais inteligentes e interessantes que lemos nos últimos tempos. Trussoni conseguiu concretizar o objetivo a que se propôs: criar uma realidade incrivelmente real e complexa, um verdadeiro campo de ação para uma história eletrizante, mística e envolvente.    

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%