quinta-feira, 30 de março de 2017

0

Livro: Falling into Place





 Ano: 2014
Género: Drama, Romance
Autora: Amy Zhang

* Por Mariana Oliveira *


É muito fácil cairmos na tentação de achar que um escritor jovem ainda não tem a maturidade necessário para escrever uma história que nos arrebate. Contudo, em algumas ocasiões deparamo-nos com um exemplo que nos deixa completamente rendidos.
Foi precisamente isso que me aconteceu com a obra de estreia da jovem escritora Amy Zhang: "Falling into Place".


Sinopse:
“Liz Emerson é uma jovem estudante do ensino secundário com uma vida aparentemente feliz. Contudo, depois de estudar as Leis de Newton numa aula de Física decide pô-las em prática e conduzir o seu Mercedes de encontro a uma árvore a fim de terminar com a sua vida. Mas afinal porquê? Porque é que Liz achou que o mundo seria um lugar melhor sem ela? Como é que os seus familiares, amigos e colegas vão encarar esta decisão drástica de Liz?”


Opinião:
Esta é uma história comovente que, para mim, serviu sobretudo para me relembrar de que não precisamos de ter um longo passado para poder ter muito para contar.
 Liz Emerson, apesar da sua tenra idade, conhece bem o sofrimento e a depressão. É incrível a angústia que a acompanha e que acaba por conduzi-la para a sua tentativa de suicídio. Contudo, a obra não se limita a narrar-nos as dores desta jovem, visto que todos aqueles que a rodeavam também têm algo a contar, algo a revelar-nos.

Desta forma, Amy Zhang vai apresentando os dramas de cada personagem através de capítulos curtos mas pungentes. De um modo inteligente, a autora vai deixando pistas pelo caminho que nos aguçam a curiosidade e nos fazem tentar adivinhar que momentos marcantes mudaram o rumo da vida de cada um. 

A escrita da jovem autora é tão bela, que tive a sensação de que estava a ler um livro de alguém com uma vasta experiência ao invés de uma impressionante obra de estreia.
Apesar de esta ser uma história que se centra nos problemas de cada um, também nos apresenta um lado mais positivo ao mostrar-nos que a redenção é sempre possível, independentemente daquilo que nos possa ter acontecido.

Um outro detalhe que simplesmente adorei em “Falling into Place” foi o seu narrador. Com uma identidade misteriosa, quem nos narra a história é omnisciente e consegue penetrar no mais fundo da alma de cada personagem. Com frases belas mas igualmente cortantes, quem nos conta a história conduz-nos pela vida de todas as personagens mostrando-nos aquilo que cada uma delas tenta esconder de todos os outros.

Uma história delicada, sobre um tema sensível mas que foi desenvolvido com mestria pela jovem autora Amy Zhang. Um livro que recomendo sem hesitações!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%