quinta-feira, 16 de novembro de 2017

0

Livro: Uma Vida Alemã




Título Original: Ein Deutsches Leben
Ano de Edição: 2017
Género: Biográfico, Histórico
Autores: Brunhilde Pomsel e Thore D. Hansen
Editora: Objectiva


* Mariana Oliveira *




Há alguns anos tive a oportunidade de ler um livro que nos apresenta a perspectiva na primeira pessoa de alguém que seguiu de perto os passos de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Essa obra, com o título “Até ao Fim”, apresentou-me um ponto de vista completamente diferente de um dos momentos mais sombrios da História recente do nosso planeta através das palavras de Traudl Junge, uma das últimas secretárias pessoais de Hitler.
A experiência foi de tal forma interessante que assim que tive a oportunidade de voltar a viajar até essa época através do relato fiel de um dos intervenientes que trabalhava para o governo alemão não hesitei!


Sinopse:
"Neste livro ficamos a conhecer o relato de Brunhilde Pomsel, antiga secretária de Joseph Goebbels – o homem responsável pelo Ministério da Propaganda de Adolf Hitler. Ao longo destas páginas acompanhamos a falta de interesse de Brunhilde face à ascensão dos nacional-socialistas e das suas próprias aspirações em tempos de decadência social e moral – de que o aparelho nazi foi o expoente máximo. Thore D. Hansen organiza e regista, neste excepcional documento, as memórias desta alemã traçando um impressionante paralelo entre aquela época e os dias de hoje. Assim, este livro constitui sem qualquer margem para dúvidas uma chamada de atenção para a geração actual.”


Opinião:
Este livro despertou em mim alguns dos meus medos mais profundos. Enquanto a leitura de “Até ao Fim” se centrava fundamentalmente naquilo que aconteceu, “Uma Vida Alemã” faz um paralelo entre a década de 30 do anterior século e os dias de hoje. É assustadora a quantidade de semelhanças e não podemos ficar indiferentes à possibilidade de que algo semelhante àquilo que aconteceu na Segunda Guerra Mundial possa vir a acontecer na nossa geração ou nas gerações vindouras. Por vezes é muito fácil cairmos na tentação de achar que somos muito mais evoluídos e que nunca iríamos cometer tal erro mas se analisarmos os dias de Brunhilde Pomsel e os nossos dias vamos encontrar vários pontos em comum entre os jovens e adultos daquela época e nós próprios. Na última porção do livro Thore D. Hansen faz essa comparação e alerta-nos para que abramos os olhos e alteremos o rumo dos acontecimentos. Será que ainda vamos a tempo? É isso que o autor questiona e é precisamente isso que me assusta. Quero acreditar que sim e que o Ser Humano não voltará a repetir os mesmos erros.


Relativamente ao relato de Brunhilde propriamente dito, não consegui ter uma opinião consensual. Se por um lado gostei de ter ficado a saber mais sobre o famoso Ministério da Propaganda dos nazis, o seu propósito, a forma como funcionava e quem foram as principais figuras que estiveram na sua liderança, por outro lado não consegui sentir empatia com Brunhilde Pomsel.
Sei que é muito fácil criticarmos alguém quando estamos de fora e não fazemos a mínima ideia do que seria viver na pele tais acontecimentos, contudo a forma quase distante como ela falava dos factos surpreendeu-me. 


Desde o início percebemos que Brunhilde Pomsel era alguém bastante fútil nos seus anos de juventude, a própria faz questão de afirmá-lo várias vezes ao longo do livro, e tal fez com que procurasse um conforto financeiro e continuar com a sua vida o mais normalmente possível numa altura em que milhares de judeus eram levados para campos de concentração.
Sei que na altura a informação não chegava até às pessoas como chega hoje, mas ela trabalhou durante anos no Ministério da Propaganda e passaram pelas suas mãos documentos ultra secretos. Segundo a mesma, nunca leu nenhum deles, cumprindo simplesmente a sua função. Mas fez isto numa altura em que até conhecidos e amigos seus judeus tinham desaparecido?! A preocupação dela numa altura em que milhares de pessoas fugiam do país ou simplesmente eram levadas à força consistia em fazer convenientemente o seu trabalho e ganhar o seu salário ao fim do mês?!
Se isto não bastasse para me deixar estupefacta, a forma como Brunhilde muitos anos mais tarde, quando já era centenária, de certa forma “sacudiu a água do capote” como se não tivesse tido absolutamente nada a ver com o assunto deixou-me completamente, desculpem-me a expressão, aparvalhada. No caso de Traudl Junge, a mesma confessou que na altura não tinha noção da gravidade daquilo que estava a fazer mas tal não impediu que, anos mais tarde, quando ficou a par das atrocidades que tinham sido cometidas não sentisse uma terrível culpa. Afinal de contas, tinha contribuído, ainda que sem o saber na altura, para que um dos momentos mais negros da nossa História tivesse acontecido.
Confesso que fiquei sem perceber bem a atitude de Brunhilde Pomsel, não sei se será algum mecanismo de defesa a que a mesma recorreu para conseguir viver os seus 106 anos em relativa paz consigo mesma… talvez seja isso mesmo…


De qualquer forma, a oportunidade que esta obra nos dá para aprender ainda mais sobre essa terrível época e, acima de tudo, para evitar que algo de semelhante se venha a repetir torna-a numa leitura que recomendo a todos os leitores. Nunca é demais estarmos informados e evitar os erros do passado.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%