Título: Pena de Viver Assim
Autor: Luigi Pirandello
SINOPSE
A protagonista, que se torna tema central do conto, é a senhora Leuca, uma mulher abandonada pelo marido durante onze anos. A sua nostalgia e a sua dor são contínuas e fazem com que ela assista ao desenvolvimento da sua própria vida sem ter poder de intervenção. A saudade dos sentidos que a atormenta constrói este conto de grande e trágico humorismo.
OPINIÃO
(Roberta)
Sempre ouvi falar imenso deste autor. Talvez por ter nascido numa cidade muito pertinho da minha, sempre tive curiosidade de lhe dar uma oportunidade. No entanto o medo fez-me protelar muitas vezes esta tarefa, apesar de eu ter algumas obras do autor, quer em português quer em italiano. Luigi Pirandello é um autor muito querido em Itália tendo ganho o Prémio Nobel da Literatura.
Um dia, numa feira do livro do Porto, encontrei este conto a 3.50€ e achei que era um bom início. No entanto demorei a dar-lhe uma oportunidade. Foi por mero acaso que um dia decidi pegar-lhe, e apesar de ter custado a "entrar" no modo de escrita, acabei por adorar cada segundo de leitura.
Neste pequeno conto acompanhamos a história de vida (ou melhor, acompanhamos uma parte da história, mas ficamos a saber um pouco mais do seu passado) da senhora Léuca que vive sozinha numa casa desde que o marido a abandonou há 11 anos. Mas quando pegamos no livro encontramos uma senhora que está prestes a mudar a sua vida quando o marido decide voltar. A senhora Léuca vê, então, a sua vida pacata a ser desassossegada pelas visitas do ex-marido que todos querem que volte a reconciliar-se com a mulher e que ela acaba por ir recebendo por ser, na sua ideia, uma pessoa religiosa e que faz o bem. E mais não posso revelar...
Apesar de eu ter estranhado o estilo de escrita inicial (provavelmente ando a ler pouca boa literatura ultimamente) assim que engrenei na história esta tornou-se numa leitura agradável e rápida. Sem dúvida que vou ler os outros livros dele que tenho cá em casa, e aconselho-vos a começar por este.
0 Opiniões:
Enviar um comentário
Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)