sexta-feira, 9 de maio de 2014

0

44ª Entrevista: Norton (banda portuguesa)



Norton
No FUSING Culture Experience na Figueira da Foz estarão presentes também os Norton. Quem são eles? Trata-se de uma banda portuguesa de grande qualidade. Eles são 4, e são únicos. São uma banda albicastrense e tiveram a paciência de aturar mais uma entrevista, desta vez feita por nós.
Vejam o que eles nos contaram…

Nome dos membros da banda e instrumentos que tocam: 
- Pedro Afonso – voz e guitarra
- Rodolfo Matos – bateria
- Manuel Simões – guitarra e voz
- Leonel Soares – baixo

A todas as Bandas o FLAMES pergunta...

Porquê este nome para a vossa banda? 
Não tem grande história por detrás. Queríamos apenas um nome simples que fosse um nome próprio e universal, quase como se tivéssemos a dar um nome a um filho.

Músicos/Bandas favoritas e que vos inspiram: 
Somos quatro pessoas com gostos bem abrangentes. Mas podemos dizer que a culpa dos Norton existirem foi certamente por, na nossa adolescência, ouvirmos Pavement, Yo La Tengo, Dinosaur Jr., Sonic Youth...

Local onde mais gostariam de tocar: 
Sem dúvida no Japão. E repetir a nossa digressão que fizemos em 2009 pela Europa. Também gostávamos de tocar no Glastonbury ou no Reading.

Quem compõe as músicas? 
Os quatro em conjunto. Nos Norton não há um compositor principal. Pode haver um loop, uma parte de uma canção que alguém leva para os ensaios, mas todas as canções nascem com todos a tocar.

Que cartaz/mensagem gostariam de ver a ser erguida no meio do público? 
O que mais queremos é que o público se entregue ao nosso espectáculo de corpo e alma. Essa é a melhor mensagem que nos podem transmitir.

Lembram-se de alguma situação caricata que tenha ocorrido num dos vossos concertos? 
Em Bilbao tocámos num bar um pouco duvidoso e com condições técnicas muito precárias. Decidimos tocar sem electrónicas e fazer um concerto 100% rock!

Aos NORTON o FLAMES pergunta...

Os vossos álbuns são, musicalmente, bastante distintos uns dos outros. Esta diferença foi propositada? 
Não foi propositada, de todo. Fazemos música da maneira mais honesta possível e, para nós, um disco é quase como uma fotografia nossa. Marca um momento e é isso que os torna tão especiais.

Portugal não é o único local onde tocaram, e sabemos que Espanha é um país que vos tem apoiado muito. Como tem sido a vossa receção noutros países? 
Bastante boa. Felizmente, tocamos bastante por Espanha, tanto em festivais, como em salas grandes e em salas pequenas. Em 2009 fizemos uma digressão pela Europa e a nossa carrinha passou por Espanha, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e França. Adoramos tocar e adoramos viajar. Poder juntar as duas coisas é sempre fantástico.

A vossa banda tem tido algumas alterações nos membros que a compõe. Quando isso acontece é como se houvesse um “renascer” da mesma?
Esse renascer de que falas aconteceu em 2010 quando o Pedro assumiu a voz principal. Com isso houve todo um virar de página. Mudámos muito em todos os aspectos, tornámo-nos uma banda mais unida, mais alegre e, acima de tudo, sempre com os olhos no futuro.

Alguns dos vossos membros já trabalharam em outras bandas, ou seja, a música acompanha-vos para todo o lado. Que outras coisas vos apaixonam para além da música? 
Viver, acima de tudo viver. Somos todos grandes fãs de viajar, de cinema, de fotografia. Mas a música é mesmo a nossa paixão. Vivemos música! Se não a estamos a fazer ou a tocar, estamos em concertos ou a comprar discos.

Para além da vossa participação no FUSING Culture Experience na Figueira da Foz, que outros espetáculos têm agendados? 
Vamos andar um pouco por todo o país este Verão. Há muita coisa ainda a ser confirmada e, como não queremos que percam nenhuma data, o melhor é mesmo irem ao nosso site (www.nortonmusic.net) ou ao nosso facebook (www.facebook.com/wearenorton) para estarem actualizados com as datas. Vamos de certeza andar a tocar perto de vossas casas.

Obrigada aos Norton pela entrevista :) 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%