segunda-feira, 17 de agosto de 2015

2

Entretenimento: Marco Rodrigues - Fados do Fado



Descrição do álbum:
Marco Rodrigues está de volta. «Fados do Fado» é o seu quarto álbum. Com produção de Diogo Clemente (que já trabalhou, por exemplo, com Mariza ou Raquel Tavares), este disco é um registo genuinamente diferente num percurso que desde o início se descreveu como ímpar.
Pela primeira vez sem originais, é um disco dedicado aos homens do fado. “Ai Se os Meus Olhos Falassem”, “Trigueirinha”, “Vendaval” ou “Rosinha dos Limões”, o primeiro single, são pedras preciosas que remetem para nomes como Carlos do Carmo, mas também para Tristão da Silva, Jorge Fernando ou Tony de Matos, entre tantos outros, e que marcam a viagem de “Fados do Fado”.

Opinião:
Recentemente saiu o quarto álbum "Fados do Fado" de Marco Rodrigues, um álbum que de certo fará as delicias aos fãs de fado (e deste reconhecido fadista). 
Isto porque, num gesto ousado, Marco Rodrigues interpreta músicas conhecidas, emprestando-lhe a sua própria interpretação.  
Confesso que desde a entrevista que saiu aqui no blogue que tinha vontade de conhecer este seu álbum. Cada vez mais isso me acontece: após falar/entrevistar um artista, fico com imensa curiosidade em saber mais sobre o seu trabalho. E acredito que isso influencia também a forma como experiencio, posteriormente, o seu trabalho. 


Na entrevisto o artista referiu algo que achei particularmente interessante: 

"O fado é uma música de sentimentos, requer uma certa postura para se transmitir a sua mensagem, então o fadista tem de ser particularmente sensível."

E isso é das coisas que este álbum mais bem transmite... ao se ouvir o CD consegue-se compreender bem a emoção que Marco Rodrigues sente à medida que interpreta cada canção. 


Esta é, sem dúvida,  uma ode ao fado e aos fadistas. Denota-se o carácter de Marco Rodrigues e a vontade de homenagear quem sempre está por detrás deste género musical, tal como o próprio referiu: 

"Baseei-me no reportório musical dos homens mais impactantes da música nacional. Tentei perceber quais foram os fados mais marcantes na história e, através da minha interpretação destes, homenagear os homens por detrás deles."

Pessoalmente, penso que não há melhor forma para descrever este álbum.

Assim sendo, neste CD são homenageados grandes Homens tais como Carlos do Carmo, Tristão da Silva, Jorge Fernando e Tony de Matos (entre outros).

Para além de homenagear, este disco permite ainda dar a conhecer músicas que, alguém que pouco conhece do fado, pode desconhecer. 

Relembro ainda que Marco Rodrigues foi o vencedor da Grande Noite do Fado (1999) bem como do Prémio Revelação Amália Rodrigues (2007). É sem dúvida um artista a que devem estar atentos!



Foi difícil para mim escolher 3 palavras para descrever este álbum, na medida em que me apareciam à cabeça palavras como: 

Ousado (não na medida em que é novo e arriscado, mas por o artista decidir interpretar músicas tão conhecidas interpretadas por artistas sobejamente reconhecidos no mundo do fado). 
Nostálgico (pelos motivos referidos anteriormente). 
Emotivo (por demonstrar a emoção que Marco Rodrigues impregna na interpretação de cada música). 

Roberta Frontini

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Embora não ache o álbum fenomenal em comparação aos álbuns anteriores, tendo em conta que tenho acompanhado - enquanto ouvinte - a carreira do Marco desde há vários anos, creio que conseguiu, no entanto, alcançar o que desejava, a ovação e reconhecimento aos fadistas (homens) que muitas vezes são esquecidos. Creio porém, que se deve à força que o fadista coloca na interpretação, graças à sua potente voz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno!
      Obrigada pela visita e comentário.
      É precisamente isso que acho deste disco, com a sua voz ele deu uma nova interpretação às músicas. Não sei se outras pessoas sentiram isso, mas algumas músicas pareciam "diferentes". Ou seja, pareciam novas musicas... eu nem consigo bem explicar. Tive dificuldade em escrever a minha opinião confesso. :P
      Sem dúvida que está aqui um grande reconhecimento aos fadistas homens :)
      Um beijinho
      Roberta

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%