segunda-feira, 28 de setembro de 2015

0

Filme: Coerência

 
Título Original: Coherence
Ano: 2013
Género: Ficção Científica, Suspense
Realizador: James Ward Byrkit


Bem... não é com frequência que assisto a filmes de Ficção Científica mas, por algum motivo, a sinopse do "Coerência" chamou a minha atenção.


Sinopse:
"Um grupo de amigos junta-se para jantar numa noite especial: um cometa está a passar a uma reduzida distância do planeta Terra e os amigos brincam com a possibilidade de, tal como relatos do passado, esse acontecimento poder afectar o comportamento dos seres humanos. Contudo, o caso torna-se mais sério quando coisas muito estranhas começam a acontecer naquela casa...".


Opinião:
"Confesso que os primeiros 20 minutos do filme foram um verdadeiro sacrifício. Estive mesmo tentada a desistir, tendo apenas continuado graças às boas críticas que tinha lido sobre esta produção. 
Contudo, a determinada altura, quando os fenómenos estranhos começam a acontecer, a história torna-se verdadeiramente interessante e a curiosidade fala mais alto fazendo-nos querer ver o filme até ao fim.
Basicamente, toda a premissa assenta na famosa teoria da mecânica quântica conhecida como "O paradoxo do gato de Schrodinger" que, de uma forma muito simplista, afirma que é possível que, tendo em conta determinadas variáveis, um gato esteja morto e vivo ao mesmo tempo. Confusos? Acreditem que se virem o filme vão perceber perfeitamente onde esta teoria se encaixa.
Como disse, a partir do momento em que fenómenos muito esquisitos começam a acontecer o filme torna-se muito, mas mesmo muito empolgante. Contudo, não caiam no erro de pensar que é uma história fácil de compreender, pois à medida que os acontecimentos se vão desenrolando a complexidade aumenta exponencialmente e é necessário estarmos muito atentos para não nos perdermos algures ao longo do caminho.
A forma inteligente como o realizador decidiu desenvolver a história é o ponto chave deste filme e é por isso mesmo que é considerado por muitos como uma das produções independentes mais interessantes dos últimos anos. O próprio nome, "Coerência", dá-nos uma pista sobre a verdadeira natureza deste filme. Na verdade, segundo esta teoria da mecânica quântica, é possível que várias realidades coexistam num mesmo espaço temporal e foi isso mesmo que a passagem do cometa originou. A questão aqui é: como será que os protagonistas vão lidar com esse confuso e estranho fenómeno? Infelizmente, não me posso alongar muito mais senão corro o risco de contar demasiado e, assim, estragar a experiência de quem decida ver esta película.
Acredito que este filme será apreciado pelos fãs de Ficção Científica, contudo reconheço que para os demais poderá ser uma história difícil de "entranhar". Para mim, foi uma experiência agradavelmente desafiante e voltaria a repeti-la sem dúvida alguma!"


Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%