segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

2

Livro: Porto Revisitado (Germano Silva)



Título: Porto Revisitado
Autor: Germano Silva
ISBN:978-972-0-06308-3
Edição/reimpressão:10-2016
Editor: Porto Editora


Sinopse

"Esta obra não é mais do que uma viagem no tempo por uma cidade, que é o Porto."
Assim descreve Germano Silva esta edição especial, que revisita o Porto através das suas palavras. Nela participam seis dos seus (muitos) admiradores, ilustres portuenses por nascimento ou paixão: Jorge Gabriel, Jorge Nuno Pinto da Costa, Judite de Sousa, Manuel Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa e Sónia Araújo aceitaram escolher algumas das melhores histórias de Germano Silva sobre a cidade. A eles juntou-se Pedro Olavo Simões, que assim se torna, poderá dizer-se, no primeiro biógrafo oficial do autor. 
Mas como há ainda tanto a descobrir sobre o passado da cidade e tanto a aprender com as palavras do jornalista, que, "aos 85 anos, orienta passeios temáticos em que participam pequenas multidões, sofrendo estas para lhe acompanhar a passada", aqui se apresentam também três textos inéditos do autor. 
Neste livro celebra-se mais do que o afeto que Germano tem pelo Porto. Celebra-se o incomparável afeto que os portuenses têm pelo Porto e por Germano.

Opinião
(Roberta Frontini)

A minha admiração pelo Germano Silva é bem conhecida. É raro nos dias de hoje encontrarmos um homem que ame tanto uma cidade que lhe dedique a sua vida. Isso acontece com Germano Silva e tudo o que ele faz pela cidade do Porto é mágico. 

Mágicos foram também alguns dos momentos que ele me proporcionou no Porto, ao me fazer olhar para a cidade com um olhar ainda mais atento... Nunca me esquecerei do dia em que fui à apresentação do "Caminhar pelo Porto" (ver aqui). Nunca me esquecerei do dia da inauguração da Torre dos Clérigos, e da viagem guiada que ele fez pela igreja. Ir ao Porto, caminhar pelo Porto, e encontra-lo é fabuloso, e a festa que ele nos faz (sem sequer saber quem nós somos, mas sentindo que o admiramos) é das sensações mais maravilhosas do mundo. Sempre que o vejo faço questão de lhe dizer o quanto o admiro, e é por isso também que hoje vos trago este livro, para que também vocês o conheçam. 


Este livro é um autentico tesouro e é uma obra obrigatória nas estantes de quem tem o Porto no seu coração. Fisicamente vocês percebem logo que esta edição é linda e muito cuidada, com as folhas laranja, capa dura, uma encadernação de qualidade... fotografias grandes, detalhadas, a preto e branco mas também a cores.

Esta obra reúne textos de outras pessoas e conta com a participação de 6 figuras públicas. Por exemplo, inicia-se com um texto redigido por Rosália Teixeira (administradora da Porto Editora), e com um texto do jornalista Pedro Olavo Simões. Há fotografias da cidade, mas também há fotografias de Germano Silva, desde tenra idade até aos dias de hoje... Há uma biografia também do autor. Por fim, temos crónicas do autor que foram escolhidas pelas seguintes figuras públicas: Jorge Gabriel, Jorge Nuno Pinto da Costa, Judite de Sousa, Manuel Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa e Sónia Araújo. Há ainda 3 crónicas inéditas. Cada figura pública também aproveitou para escrever um pouco sobre Germano Silva. 

Obrigada à Porto Editora por apostar nestas obras... 
Obrigada Germano Silva!

Visto que entramos há pouco em 2017, desejo que cada um de vocês possa, tal como Germano Silva, enveredar por um caminho profissional que vos traga tantas emoções e vos apaixone de tal forma, que vos permita deixar de ser considerado um trabalho... 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Olá Roberta,
    Obrigada por partilhares livros diferentes. É sempre bom ler livros de outros géneros.
    Fiquei muito curiosa com este livro
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%