Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Ano: 2011
Género: Fantasia
Autor: Ransom Riggs
Apaixonada por histórias de terror como sou fiquei literalmente obcecada assim que vi este livro pela primeira vez. Nesse momento decidi que o tinha de ter!
Sinopse:
"Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada. Uma estranha colecção de
fotografias peculiares.
Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de dezasseis anos, a
uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas
do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine.
Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as
crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser
perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha
quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda
estar vivas...
Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias
vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que
apreciam o suspense."
Opinião:
Para mim, este livro de terror tem apenas um defeito: não se trata de um livro de terror!
Confesso que as primeiras páginas me deixaram algo arrepiada, à medida que vias as fotos estranhas que o autor colocou e acompanhava Jacob até à misteriosa casa. Contudo, a partir de determinada altura, o livro segue um rumo completamente diferente e torna-se numa história de fantasia, mais do que de terror.
Confesso que as primeiras páginas me deixaram algo arrepiada, à medida que vias as fotos estranhas que o autor colocou e acompanhava Jacob até à misteriosa casa. Contudo, a partir de determinada altura, o livro segue um rumo completamente diferente e torna-se numa história de fantasia, mais do que de terror.
Dentro desse espírito do fantástico considero que Ransom Riggs conseguiu criar uma trama interessante: repleta de crianças com estranhos poderes e de vilões temidos e perigosos. O ritmo foi bom, com muita acção e bastante humor, foi aliás o sentido de humor a característica que mais apreciei na escrita do autor.
No entanto, por mais interessante que tenha sido esta história de fantasia, não pude deixar de sentir que tinha sido algo enganada pois tudo, desde a capa à sinopse do livro, levava a crer que esta seria uma história de terror.
Não posso terminar este post sem destacar o lado estético do livro: os seus acabamentos e as fotos vintage que o compõem tornam-no num livro de ter por casa. Esta é daquelas obras que mais do que pela sua história, valem pela sua componente estética. Nesse aspecto, Ransom Riggs acertou em cheio!
Por Mariana Oliveira
Olá Mariana,
ResponderEliminarEu detesto filmes de terror, mas livros de terror nunca li. Tenho a sensação que vou me vai arrepiar toda. Por isso nunca experimentei.
Mas preciso de um livro para Outubro para o tema de terror e já ando à procura. Vou ficar com este debaixo de olho :)
Beijinhos e boas leituras.
Olá Isaura. Este livro, como eu disse, não está bem na categoria de terror (apesar de ser apresentado assim) mas nada como experimentares para saberes como é ;)
EliminarComo eu disse, as fotos são fantásticas!!
Beijinhos,
Mariana
Se fosse um livro de terror do principio ao fim comprava de certeza , pois adoro o tema.
ResponderEliminarEu também adoro histórias de terror! Se é essa a tua motivação Ana, o melhor mesmo é não escolheres esta obra. Está interessante mas é muito pouco assustadora.
EliminarBeijinhos,
Mariana