quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

4

Livro: The Silver Donkey




 Ano: 2006
Género: Drama
Autora: Sonya Hartnett


Há livros que nos confortam e “The Silver Donkey” entra, indiscutivelmente, nessa categoria. Foi uma das surpresas de 2015 para mim pois apresentou-me uma história muito mais profunda do que alguma vez eu poderia ter imaginado.


Sinopse:
“Duas jovens irmãs encontram, completamente por acaso, um soldado cego perdido no meio de uma floresta. Estão em plena Grande Guerra e as duas meninas cedo percebem que o soldado não representa qualquer perigo. Ao invés, encontra-se ainda mais assustado do que elas pois ficou cego quando estava a caminho de casa para ir ter com o seu pequeno irmão que está gravemente doente. Contudo, não é a sua heróica história que chama a atenção das duas pequenas, mas sim um objecto curioso que o guerreiro tem na sua mão: um pequeno burro de prata com muitas histórias para contar.


Opinião:
Aquilo de que mais gostei nesta história foi o facto de a autora ter conseguido inserir vários contos ao longo da narrativa mas arranjar uma forma de ligá-los a todos à história principal. Assim, “The Silver Donkey” está longe de ser um livro de contos. É antes uma história com muitas histórias ternurentas dentro.
É fácil perceber que a ideia da autora era a de criar um livro para crianças mas que contivesse também mensagens pertinentes para adultos. E foi isto mesmo que me surpreendeu! Pensei que iria ler um livro leve e simples e acabei por deparar-me com mensagens profundas e tocantes. Por mais do que uma vez fiquei mesmo com as lágrimas nos olhos com as histórias incríveis que têm sempre como protagonista um burro.

A cereja no cimo do bolo apresenta-se sob a forma de umas ilustrações incríveis! Quando adquiri o livro não sabia que vinha com este “bónus” e os desenhos, colocados de uma forma muito curiosa ao longo do texto, deram um novo colorido e significado ao livro.
É sempre maravilhoso quando uma obra nos surpreende desta forma e só posso bendizer o dia em que me cruzei por acaso com este título.
Se gostam de histórias com mensagens profundas e que vos toquem de alguma maneira, considerem comprar o “The Silver Donkey na próxima vez que decidirem reforçar a vossa biblioteca!


Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%