segunda-feira, 11 de abril de 2016

2

Livro: Vamos comprar um poeta



Título: Vamos Comprar um Poeta
Autor: Afonso Cruz
Edição/reimpressão: 2016
Páginas: 101
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722127998

Sinopse

Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito - como acontece com os pintores ou os escultores - mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual…
Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas.


Opinião 
(por Roberta Frontini) 

Chega amanhã às livrarias mais um livro de um dos meus autores favoritos da vida: Afonso Cruz. Quando o livro chegou cá a casa, obviamente que tive de o ler imediatamente. Depois sentei-me aqui, à frente do computador, cheia de boas intenções, para vos falar de um dos melhores livros que li este ano. Os dias foram passando, e eu sem saber o que escrever. Isto porque Afonso Cruz me deixa sempre assim, sem palavras. Sem saber o que vos dizer. Apenas com uma enorme vontade de gritar ao mundo "LEIAM ESTE LIVRO!!!!"

Se me pedissem para o definir numa frase eu diria "É um livro do Afonso Cruz" e quem já leu os livros dele saberia perfeitamente o que quero dizer. Este é um livro que só podia ter sido pensado e escrito por ele.
Passa-se num mundo e numa sociedade não muito diferentes dos nossos em que as pessoas têm números em vez de nomes. Tudo é redutível a números e as pessoas conseguem contabilizar sentimentos, emoções.. enfim... tudo, com uma precisão incrível e recorrendo mesmo a percentagens específicas. O materialismo é a base da vida das pessoas (hum... será uma sociedade assim tão diferente?) e um dia a nossa personagem principal decide ir comprar um poeta. Comprar um poeta como se de um animal de estimação se tratasse. Isto porque, nesta sociedade, é mesmo isto que acontece, os artistas são como animais de estimação. E esta compra vai transformar para sempre a vida daquela família.

O livro é pequeno e lê-se muito rápido, por isso não vos posso contar mais sobre a história. Posso dizer-vos que me pareceu que um dos propósitos deste livro é enaltecer a arte e a importância que a cultura pode (e deve ter) na sociedade. Mas o autor não o faz apresentando-nos "apenas" um livro maravilhosamente escrito e uma história inteligentemente construída. No final, no Posfácio,  são-nos apresentados factos interessantes, especialmente sobre o impacto que a cultura tem na sociedade, o que mais uma vez demonstra a importância de uma sociedade apostar nas artes. Só nas páginas aprendi imenso! E este é um dos propósitos que procuro sempre nos livros: a apresentação de uma boa história aliada a factos importantes e interessantes.
Não é, apesar do título, um livro focado na poesia, ou nos poetas. O título poderia muito bem ser "Vamos comprar um escritor" e seria igualmente correcto.
A edição está absolutamente maravilhosa. O papel utilizado na capa é daquele rugoso, que dá gosto ao toque. há relevo no título, e a ideia da etiqueta e do código de barras é incrivelmente simples e bela. O interior é igualmente bonito, com letras grandes e bom espaçamento. Uma boa edição sem dúvida.
Enfim, é um livro para os amantes de literatura, para os amantes dos livros, da arte, para os amantes de livros bem escritos... e para abrir os olhos a algumas pessoas (na esperança que estes consigam compreender a mensagem).

Parabéns ao Afonso Cruz por mais um trabalho de sucesso.


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Recém-chegada aqui, já apetece ficar prolongadamente... Parabéns pelo blogue! Também sou uma grande leitora de Afonso Cruz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, muito obrigada pela sua mensagem. Afonso Cruz é maravilhoso, e por aqui vai encontrar muitas coisinhas sobre os trabalhos dele :)
      beijinhos
      Roberta

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%