segunda-feira, 25 de julho de 2016

2

Livro: Maria



Sinopse
Rodrigo Alvarez conquistou os leitores com Aparecida, a história da padroeira do Brasil, que já vendeu mais de 150 mil exemplares. O autor está de volta com seu novo livro Maria – A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus.


Opinião 
(por Roberta Frontini)

Quer vocês sejam católicos, não católicos, ateus, agnósticos, religiosos ou não, há uma coisa inegável: Maria é uma das mulheres mais influentes da história da humanidade. Talvez alguns de vós questionem esta minha afirmação, mas basta pensarmos numa coisa muito simples e que foi expressa na própria capa deste livro: Maria dividiu o "tempo". Como? Existe um "antes" e um "depois" por causa de Maria. Por causa de ter feito nascer aquele que é considerado o filho de Deus, nas escolas e no mundo inteiro referimo-nos aos anos usando a expressão "antes" e/ou "depois" de Cristo. E este é apenas um aspecto da influência de Maria. Existem muitos outros. Bastará pensar também, por exemplo, que Maria é um dos nomes mais utilizados no mundo. Olhem à vossa volta e pensem quantas pessoas vocês conhecem que se chamam Maria, e quantas vezes achamos que sabemos o nome de uma pessoa e, mais tarde, descobrimos que ela também tem o nome Maria incorporado. É absolutamente inegável o poder que esta mulher teve, sem que talvez ela alguma vez tenha tido consciência disso.

Este livro interessou-me logo a partir do primeiro momento que saiu, exactamente porque nunca tinha pensado na importância de se fazer uma biografia de Maria. Não sou, infelizmente, uma grande conhecedora da Bíblia, mas daquilo que sei sempre me questionei sobre o facto de haver "pouca" informação sobre a mãe de Jesus lá contida. Especialmente relativamente aos anos antes da concepção de Jesus e depois da sua morte. É por isso mesmo que um livro deste é tão importante.

Aprendi imenso com esta obra e relembrei coisas que já não me lembrava, especialmente sobre o Império Romano e sobra as distinções entre as várias religiões. Como é que Roma que tantos cristãos perseguiu e tanta gente matou acaba por se tornar numa das cidades mais importantes para o cristianismo? Porque é que pessoas como Lutero acabaram por se destacar da igreja católica e "criar" outras religiões, e que papel teve Maria nisto tudo e de que forma continuou a ser vista? Tudo respostas que facilmente lhe serão respondidas com este livro.

A minha parte favorita foi a última, onde o autor se refere aos acontecimentos que mais "recentemente" envolveram Maria, colocando-a como uma mulher que apesar de ter vivido há tantos anos atrás, continua a influenciar o mundo. E é precisamente nesta parte que o autor não se esquece de falar sobre Portugal e sobre a aparição de Maria em Fátima.

Um excelente trabalho de pesquisa por parte do autor que não se focou apenas na Bíblia e que procurou deixar uma recolha de factos bem relatados, trazendo ao mundo um livro de importância histórica inquestionável!

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Consegui comprar o livro ^^ estou tão ansiosa por lê-lo, sem dúvida alguma sinto que este livro vai trazer-me mais conhecimento e não irei sentir-me tão insegura quando estiver a dar catequese
    Adorei a opinião, beijinhos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Rita, tão querida! Obrigada! Fico ansiosa por saber a tua opinião, e tenho a certeza que vais aprender imenso. E encontrarás a história dos 3 pastorinhos lá também! É de arrepiar. Beijinhos
      Roberta

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%