Envie esta página a um amigo!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

0

Livro: A factura (Jonas Karlsson)




Título: A Factura
Autor: Jonas Karlsson
Editor: Alfaguara Portugal
Edição ou reimpressão: 2016
ISBN: 9789896651084

SINOPSE

A felicidade tem um preço? Um homem está prestes a descobrir.
Minimalista, surreal e original, o romance de Jonas Karlsson explora o absurdo da vida e questiona a grande meca dos tempos modernos: numa sociedade em que só o dinheiro conta, o que é, afinal, a felicidade e como a medimos? A factura vai mudar a forma como vê a vida.

OPINIÃO 
(Por Roberta Frontini)

Será preciso eu, mais uma vez, bradar aos céus o quanto amo as capas da Alfaguara e o quanto elas me atraem sempre? Não pois não? Mas como posso falar nesta obra sem referir esta capa absolutamente fantástica? Não posso! Mais uma vez um livro começa logo por me atrair pela capa. As cores, o design, tudo! E então, quando eu recebi este livro em casa, fiz o que normalmente faço sempre que recebo uma obra deles: meti todas as minhas leituras de lado, e comecei a lê-lo!

O livro começa logo muito bem. A leitura é muito agradável e prende-nos logo. 
A história quase nos leva para um Universo paralelo que, no entanto (e assustadoramente) não se afasta assim tanto do nosso. Um homem recebe em casa uma carta com uma factura absurda para pagar e, através dessa factura, começa a repensar toda a sua vida. O amor, a morte, a vida, a solidão, são algumas das questões que vão sendo abordadas de forma leve e, por vezes, humorística, mas que, no entanto, nos deixa a reflectir. 
Não pude deixar de pensar em Kafka enquanto lia esta obra, e até me arrepiei quando na contra-capa leio a opinião do Mail on Sunday "é como se Kafka tivesse decidido olhar para o lado positivo das coisas". No entanto, eu acrescento mais. É como se Kafka nos ajudasse a olhar para o lado positivo da nossa vida e, a questionar quão absurda a sociedade pode vir a ser. 

De forma subtil, o autor também nos apresenta um romance... um romance entre uma personagem e uma voz. A voz que, no entanto, lhe consegue ir respondendo a todas as dúvidas da nossa personagem principal. E, como esta mesma personagem trabalha num vídeoclube, temos ainda algumas sugestões cinéfilas ao longo da obra.

Este é um livro que se lê de forma muito rápida e, por esse motivo, não me quero alongar mais sobre ele. Apenas vos quero dizer o seguinte: LEIAM LEIAM LEIAM!!!!!! Estão perante um dos melhores livros de 2016!

Por fim fica um comentário.. será que os senhores que alteraram o coeficiente que avalia a qualidade e o conforto das casas tendo em conta a localização (pelo IMI) leram este livro? Hum..

Fiquem com um bookhaul que fiz em que falo um pouco desta mesma obra aqui






Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%