quinta-feira, 1 de setembro de 2016

0

Livro: O Diário Secreto de Laura Palmer




Título Original: The Secret Diary of Laura Palmer
Ano de Edição: 2016
Género: Mistério
Autora: Jennifer Lynch
Editora: Suma de Letras


* Por Mariana Oliveira *


A primeira vez que ouvi falar na série "Twin Peaks" foi, por coincidência,  há poucos meses quando surgiu uma questão relacionada com ela num concurso televisivo português. Logo nessa altura fiquei com vontade de ver a série pois tanto o apresentador como o concorrente atestaram o tremendo sucesso que a mesma teve na altura em que foi emitida. Por isso mesmo, podem imaginar o meu espanto e agrado quando, passado pouco tempo, recebi em casa o livro "O Diário Secreto de Laura Palmer", nada mais nada menos que a obra baseada na série e escrita pela filha de um dos criadores.


Sinopse
"Laura Palmer — a rapariga de rosto doce de Twin Peaks — escondeu as suas acções mais sombrias e os sonhos mais retorcidos num diário secreto, a partir dos doze anos... até ao dia em que foi assassinada. O diário contém pistas importantes sobre a identidade do seu assassino. E, para os habitantes de Twin Peaks, tem início um mistério que irá obcecá-los a todos...".


Opinião
"Esta foi uma história que, a meu ver, começou de uma forma extremamente interessante e inquietante mas que, com o avançar da trama, acabou por sair prejudicada por algumas inconsistências da autora deixando, assim, de ser tão prazerosa.
O ponto de partida da história é muito entusiasmante: o leitor conhece uma jovem de apenas 12 anos que decide contar ao seu diário tudo aquilo que se passa na sua vida. Uma situação tranquila, certo? Errado! É que logo de início conseguimos perceber que a jovem Laura vive uma vida de fachada e que há algo que a perturba tremendamente, algo que a persegue à noite e a obriga a esconder de tudo e todos quem ela verdadeiramente é... 
Assim, nesta fase inicial, sentimo-nos compelidos a avançar na leitura, à medida que acompanhamos o crescimento de Laura e vemos o quão diferente ela se torna: a jovem e inocente menina torna-se numa adolescente que procura o perigo e vive a vida no limite, numa tentativa de fazer frente ao "monstro" que a persegue durante as longas e sombrias noites.
Até este ponto esta foi uma leitura entusiasmante e viciante. Contudo, a determinada altura a protagonista entra numa espiral de decadência que faz com que escreva com menos frequência no seu diário e, por isso mesmo, nós leitores passamos a ter um vislumbre de pequenas parcelas da vida dela bastante espaçadas no tempo. Parcelas essas que, da forma como a autora as desenvolveu, senti que eram insuficientes para nos situarmos por completo na vida de Laura e percebermos verdadeiramente tudo aquilo pelo qual ela estava a passar. Dado que nessa altura a jovem está envolvida no mundo da droga e, por isso mesmo, anda um pouco alheada da vida, percebo que possa ter sido precisamente essa a intenção de Jennifer Lynch: mostrar-nos uma Laura Palmer perdida, desesperada e confusa. Contudo, senti a falta de pontos de ligação entre as diferentes passagens do diário para eu ser capaz de pintar um retrato mais completo desta história. 
Em relação ao assassinato propriamente dito, muito pouco é aqui desenvolvido mas visto que, se não estou em erro, o livro foi escrito antes do final da série é normal que a intenção fosse a de despertar a curiosidade do leitor para em seguida ir ver a série e perceber todo o desenlace final. Fosse essa ou não a intenção, a verdade é que, no que a mim própria diz respeito, fiquei cheia de curiosidade para ver "Twin Peaks" e compar o livro com a série. Desta forma, acredito que conseguirei "fechar" melhor alguns pontos nesta história e ter um retrato mais completo do grande mistério que foi a vida da jovem Laura Palmer."

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%