sexta-feira, 11 de novembro de 2016

4

Livro: Cartas por um sonho




Título Original: El Invierno que tomamos cartas en el asunto 
Ano de Edição: 2016
Género: Romance, Drama
Autora: Ángeles Doñate
Editora: Suma de Letras


* Por Mariana Oliveira *

Há seis anos inscrevi-me no Postcrossing, uma plataforma de troca de postais de que já falei aqui no blogue. Desde essa altura que fiquei fascinada com a profissão de carteiro. De alguma forma, acho fascinante o poder que as cartas e os postais têm. São mensagens que ficam para a posterioridade, guardadas numa gaveta para, muitos anos mais tarde, nos trazerem à memória alguns dos momentos mais preciosos da nossa vida. Por tudo isso, é para mim extremamente triste verificar o quão pouco se escrevem cartas e postais nos dias de hoje. A internet, essa amiga de todos os dias, tornou a necessidade e a vontade em trocar correspondência em papel algo obsoleto. Assim, “Cartas por um sonho” é, a meu ver, um dos maiores hinos ao tipo de correio que a Humanidade utilizou durante séculos! 


Sinopse
“O Inverno chega a Porvenir e traz com ele uma má notícia: a estação de correios vai fechar e o pessoal vai ser transferido para a cidade. Quem precisa de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas? A comunicação virtual chegou às montanhas e até Sara, a única carteira da aldeia, tem um namorado virtual. Rosa, vizinha e amiga de Sara, uma mulher de oitenta anos, vai arquitectar um plano para evitar que a carteira e os seus três filhos passem pelo sofrimento de se mudarem para a grande cidade. Vai criar uma corrente de cartas, em que todos os intervenientes são um elo muito importante, para provar que a estação de correios continua a ser muito importante para a aldeia. "Cartas por um Sonho" é um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do nosso quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história, mais ou menos triste, as suas frustrações.” 


Opinião
Esta história transportou-me para um dos meus cenários favoritos: uma pequena aldeia onde todos se conhecem e vivem em constante contacto com a Natureza. É nestes locais onde parece que o tempo passa mais devagar e as preocupações do mundo não chegam que ambiciono poder vir a viver um dia. Até lá, são histórias como esta que me apresentam comunidades onde valores como a amizade ainda são de suma importância. 

Em “Cartas por um sonho” ficamos a conhecer várias personagens com igual destaque. Isto porque, para mim, não há um único protagonista neste livro, uma vez que todas elas têm o seu espaço nesta obra para nos apresentar as suas fragilidades, os seus medos e as suas esperanças.
A corrente de cartas iniciada pela idosa Rosa despoleta um número de episódios curiosos, em que pessoas recebem uma carta de um desconhecido a falar-lhe dos seus segredos mais íntimos e em que também elas decidem escrever a alguém expondo-lhes o seu coração. Assim, nós leitores acompanhamos pequenas histórias de pessoas que não tiveram uma existência fácil e que buscam uma forma de se redimir e endireitar o rumo das suas vidas. 

Mais do que a componente de romance que surge neste livro, que não me chamou particularmente à atenção, aquilo que mais me agradou foi a forma interessante como Ángeles Doñate conseguiu entrelaçar todas estas vidas, criando uma obra repleta de pequenos detalhes em que, ao se cruzarem todos os fios desta trama, obtemos uma história de redenção e segundas oportunidades.
Tudo isto, recorrendo ao poder das cartas e a uma outra forma de escrita que pretendo explorar mais no futuro: a poesia! Sim, porque é óbvio neste livro o quão apaixonada a autora é pela poesia e assim somos inundados por poemas e versos de alguns dos maiores nomes deste género literário. No que a mim diz respeito, anotei alguns nomes para mais tarde poder ficar a conhecer melhor as suas obras! 

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

4 comentários:

  1. Gostei muito da iniciativa do postcrossing , não tinha conhecimento acerca disso :).

    www.culturadeescape.blogspot.pt/

    Become part of Cultura de Escape World:
    Facebook PageBloglovin'Blogs de PortugalGoogle +InstagramPinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Agostinho,

      É um site muito interessante com uma ideia genial! E aqui fica um facto muito curioso: foi criado por um casal de portugueses! Experimenta participar ;)

      Abraço, Mariana

      Eliminar
  2. Olá!
    Já tinha ouvido falar no Postcrossing embora nunca tenha participado.
    Espero que tenha sido gratificante :)
    Gostei da tua opinião sobre um livro.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!
      Experimenta participar pois quase de certeza que vais gostar :)
      Obrigada e boas leituras para ti também.
      Beijinho, Mariana

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%