quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

2

Filme: Jane Eyre (2011)



Título: Jane Eyre
Ano: 2011
Realizador: Cary Joji Fukunaga
Duração: 120 minutos
Baseado no livro: Jane Eyre de Charlotte Brönte

Como já devem ter notado, adoro clássicos da BBC bem como clássicos da literatura inglesa (falo desde Jane Austen a Charles Dickens e Agatha Christie). Estas série e filmes são, a meu ver, importantes, pois com as suas adaptações dão a conhecer obras incontornáveis da literatura, e são vários os casos das pessoas que se começam a interessar por estas obras depois de contactarem com as suas adaptações (confesso que, no meu caso, isto acontece bastantes vezes).

Assim sendo, facilmente poderão intuir que fiquei muito agradada com este filme. A história é muito interessante: Jane é orfã e por algum tempo viveu numa casa de uma tia que a maltratava e a considerava uma criança "demoníaca". Mais tarde, Jane é enviada para uma casa correctora para crianças com "o diabo no corpo", e quando cresce é contratada para a mansão de Mr. Rochester, um homem cruel que não gosta de crianças. Jane torna-se, assim, na preceptora de Adéle, a filha do seu empregador, que possuí um segredo que poderá ser fatal.

A adaptação está, a meu ver, fenomenal, mas a verdade é que muitos acontecimentos acontecem um pouco "a correr". Já se sabe... na maioria dos casos, vale sempre a pena ler o livro!
O clima de mistério está muito bem conseguido e anda sempre a par e passo com a beleza dos cenários e das personagens. É muito fácil uma pessoa prender-se à historia, mas não tão fácil prender-se às personagens! Como referi, o clima está excelente assim como as personagens estão muito bem escolhidas e caracterizadas. Adorei o realismo das cenas. Foi das coisas que mais me prendeu ao filme. Normalmente algumas das adaptações para cinema apresentam jardins muito vivos, cheios de flores coloridas que, por vezes, nem fazem parte daquela época/estação/zona. Ao ver este filme, senti que as coisas estavam muito bem pensadas e que os adereços, roupas e cenários tornavam, o seu conjunto, em algo de bastante real.

Por isso mesmo, aconselho-o a todas as pessoas que gostam deste género de histórias: um "romance" misterioso muito bem conseguido.

Sigam o link para irem ao youtube ver o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=e8PLpXvhtlc

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

  1. Não entendi se leste o livro mas recomendo vivamente.
    Recomendo também a mini-série da BBC de 2006 com o mesmo título que, na minha opinião, está perfeita e mais de acordo com o livro. Só não explora muito a infância da Jane. A interpretação dos actores da vida está incrível e todo o clima dos 4 episódios fazem-nos realmente entrar na história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia.. AINDA não li, mas tenho-o. Estava louca por ver este filme! Normalmente prefiro 100000000000000vezes ver as mini-séries da BBC, mas ainda não vi essa. TENHO de ver! :) Obrigada!

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%