segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

9

Livro: Principessa


Autor: Peter Prange
Nº de Páginas: 526

O romance histórico é o meu favorito e fiquei logo apaixonada pela capa deste livro bem como pelo título. Nunca tinha lido nada do autor, nem nunca tinha ouvido falar nele. Comprei-o meramente pela capa, título e preço apetecível (encontrei-o numa feira do livro de verão na praia de Peniche).
Foi uma bela surpresa. Não o considero o meu livro favorito, mas gostei bastante dele. Foi uma boa companhia.
Passa-se inteiramente na Itália do séc. XVII, e conta a história interessante de dois arquitectos italianos em Roma: Bernini e Borromini. Estes dois arquitectos foram muito influenciados e inspirados por uma mulher desconhecida... a Principessa.

Apesar de não o considerar dos meus livros favoritos, as personagens estão muito reais... não temos, aqui, aquela personagem péssima o tempo todo, nem aquela sempre fabulosa. As personagens têm os seus defeitos e as suas virtudes, tal como todos nós, e este realismo associado às descrições inebriantes dos espaços arquitectónicos, criaram um pano de fundo bastante rico.

O livro está escrito como se se tratasse de um guião de um filme. Bom, na verdade, em termos formais não está assim, mas a simplicidade com que Prange descreve os locais, faz com que consigamos ver, claramente, a cena a decorrer em frente de nós. Qual não foi o meu espanto quando descobri que o autor é, na verdade, um guionista. Por isso, facilmente poderia ter sido transformado.

Misturando ficção e realidade, o autor transporta-nos então para uma história interessante e, no final, o autor conta-nos o que é que ele inventou, e o que é que aconteceu na realidade. Ficamos, sem dúvida, com uma grande vontade de visitar Roma depois de o ler.

Nota para quem vai (ou está) a ler o livro: No sub-capítulo 29 da parte IV (Na antecâmara do paraíso - 1655-1667) - Aconselhamos a, antes de ler esta parte, que se volte atrás e se leia, de novo, o prólogo.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

9 comentários:

  1. Eu adoro Roma, posso fazer companhia...

    ResponderEliminar
  2. Meninas nada me deixa mais feliz que ir e voltar do mundo dos blogs e vos continuar a ter aqui. As saudades das palavras arrastaram-me de volta a este mundo. Espero por cá ficar um bom tempo agora.
    Beijinho gigante para as duas.
    Quem um dia não passava de Meio Cheio ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós não vamos fugir, e estavamos cheias de saudades tuas!!! :) bem-vinda! Queremos ler coisas tuas!!! Beijinhos

      Eliminar
  3. Se vierem a Lisboa temos que combinar uma cafezada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TENS FACEBOOK?? NÓS VAMOS A LISBOA BREVEMENTE!!!! diz algo ou manda um mail, qualquer coisa, para combinarmos !!!!!!!!!! :) era fantástico!

      Eliminar
  4. Olha comentei mas não apareceu a verificação de palavras...podes apagar caso seja duplicado. Para o insanity procura no google insanity workout online streaming...assim vês online e se desisitires ao menos não gastas-te dinheiro =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É QUE FIQUEI CURIOSA!! Vou experimentar! :)

      Eliminar
    2. no ultimo e-mail disseste que ías apagar aquele e-mail por isso não tenho forma de te contactar... diz-me algo... tenho um convite para te fazer. ía AMAR que aparecesses

      roberta_frontini@hotmail (dot) com

      Eliminar

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%