segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

2

Livro: As plantas e a saúde - Guia prático de remédios caseiros



Título: As plantas e a saúde - Guia prático de remédios caseiros
Autora: Fernanda Botelho
Editora: Dinalivro
Páginas: 143

Existem aquelas pessoas que têm uma "farmácia em casa". Eu não! Sempre que tenho algum problema ou que alguém meu conhecido tem alguma mazela, gosto de ir aos meus livros/manuais/guias práticos de saúde e tentar perceber o que é que se pode fazer antes de se tomar o dito medicamento. Devo ainda acrescentar que para alguns problemas não há qualquer medicamento que me ajude, mas há mézinhas milagrosas que me ajudam imenso. De qualquer das formas, não se esqueça que para alguns assuntos ou se os problemas persistirem, deve mesmo consultar o seu médico. 

Assim que ouvi falar neste livro a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: eu TENHO de aumentar a minha biblioteca com ele! Preciso de o ter. Um guia prático de remédios caseiros faz sempre jeito em casa. Ainda por cima escrito por Fernanda Botelho. Esta autora é membro da Herb Society UK desde 1997 e integrou diversos projectos em escolas com vista à melhoria da saúde e qualidade de vida das crianças. Em sua casa tem um jardim com plantas medicinais espontâneas e cultivadas (um sonho meu!).

Assim, neste Guia Prático a autora apresenta-nos ilustrações divinais de algumas plantas (pelas quais passamos muitas vezes sem nos apercebermos das suas propriedades), para que as possamos reconhecer melhor. O livro está dividido por "problemas". Por exemplo, "Acidez", "Acne", "Afonia", etc. Em cada "problema" a autora refere o que deve fazer e, por vezes, o que NÃO deve fazer para agravar o problema. Tudo isto torna o livro muito mais completo.
Outra coisa que eu gostei muito foi o facto de este ser mesmo um manual prático. Primeiro, é pequenino, e assim posso andar sempre com ele (para quem, como eu, anda sempre de um lado para o outro, ter este livro sempre à mão é fantástico). Para além do mais, é super simples de consultar e pode ser consultado por "doença" ou através dos nomes científicos. Eu gosto, por exemplo, de saber o que tenho em casa e para o que me poderá ajudar.

Enfim, um livro para todos os que se interessam por estas questões, para quem gosta de saber mais e se ir informando sobre aquilo que a Mãe Natureza nos pode dar para nos ajudar a viver melhor.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

2 comentários:

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%