Envie esta página a um amigo!

quinta-feira, 12 de março de 2015

0

Livro: O Estranho Desaparecimento de Esme Lennox




Título Original: The Vanishing Act of Esme Lennox
Ano de Edição: 2011
Género: Mistério, Drama
Autor: Maggie O'Farrell
Editora: Editorial Presença


Comprei este livro simplesmente porque o tinha encontrado em promoção....mal sabia eu que estava a adquirir um dos livros que agora tem lugar de destaque na minha estante!


Sinopse:
"Este romance conta a história de Esme Lennox, uma mulher que, nos anos de 1930, chega da Índia onde nascera, com os pais e a irmã mais velha Kitty. Sessenta anos mais tarde, Iris Lockart é surpreendida por um telefonema a anunciar-lhe que a sua tia-avó terá de deixar o hospital onde viveu durante três décadas, e o nome que consta no seu processo, como responsável por ela, é justamente o seu. Iris sempre acreditou que Kitty, a sua avó, era filha única. E esse é um facto misterioso e inexplicável. Um romance intenso e complexo, escrito com extrema delicadeza, que combina diferentes vozes narrativas num magnífico thriller psicológico."


O que parecia ser uma leitura simples e rápida tornou-se numa história inteligente, intrigante e complexa. 
Maggie O'Farrell teve uma ideia que aprecio especialmente: contar uma história sob o ponto de vista das várias personagens, sendo que cada uma contribui com informações relevantes para o desenrolar da trama. 
Sendo um livro sem capítulos (o primeiro que encontrei com tal apresentação), o leitor orienta-se através da mente de cada personagem e daquilo que cada uma consegue recordar-se de um passado distante. A tarefa da autora não foi nada fácil pois a forma como a informação é apresentada, principalmente quando se trata da narrativa de uma personagem com Alzheimer, é complexa e exige a perspicácia e atenção do leitor. Por isso mesmo gostei tanto deste livro, pois senti que a sua autora nos dá crédito enquanto leitores e que confia em nós para que possamos juntar todas as pistas e, assim, criar uma história. 
Em relação às personagens, estas são complexas e humanamente imperfeitas. Podiam muito bem ser pessoas que nós conhecemos que simplesmente tiveram o azar de viver vidas difíceis e que, por isso mesmo, ficaram irreversivelmente marcadas.
Já o mistério apresentado no livro é interessante, apesar de a determinada altura começar a ser algo previsível alguns dos contornos do seu desfecho. Contudo, mesmo assim, foi genialmente criado e apresentado.
O meu único ponto negativo vai para o final: apesar de ser extremamente interessante, acaba de forma demasiado abrupta e não pude deixar de sentir que o leitor devia ter tido acesso aos acontecimentos imediatamente posteriores.
No seu todo, este foi um dos melhores livros que li nos últimos meses e aconselho-o a todos os fãs de histórias com um bom mistério contadas através de uma escrita sublime! 


Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

Ocorreu um erro neste dispositivo

1%

1%