quinta-feira, 8 de outubro de 2015

0

Livro: Trono de Vidro

 
Título Original: Throne of Glass
Ano de Edição: 2015
Género: Fantasia
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Marcador Editora


Se há coisa que aprendi com os bloggers e booktubers estrangeiros é que quando um livro tem muito, mas mesmo muito, sucesso um pouco por todo o mundo, mais tarde ou mais cedo acabará por brindar os leitores portugueses com uma edição lusa. Por isso mesmo, foi com entusiasmo, mas sem qualquer surpresa, que descobri que o "Trono de Vidro" tinha sido publicado em Portugal.


Sinopse:
"Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier, a contas com os seus crimes, a assassina Celaena Sardothien é levada até à presença do príncipe herdeiro. Ele oferece-lhe a possibilidade de conquistar a sua liberdade, com uma condição: Celaena tem de aceitar representá-lo, como seu campeão, numa competição cujo vencedor terá o estatuto de novo assassino da Coroa. Os oponentes que terá de defrontar são ladrões, assassinos e guerreiros vindos de todos os cantos do império. Cada um deles é patrocinado por um membro do Conselho do Rei. Celaena exulta com os desafios e com as sessões de treino ao lado do capitão da Guarda, Chaol Westfall. No entanto, a vida da Corte não a poderia entediar mais. Mas tudo fica mais interesante e ganha nova emoção quando o príncipe começa a demonstrar um inesperado interesse por ela... mas é o austero capitão Westfall quem melhor a consegue compreender. Durante a competição, um dos concorrentes é encontrado morto... e logo outros se lhe seguem. Ao embrenhar-se numa investigação solitária, Celaena alcança descobertas surpreendentes. Conseguirá ela descobrir quem é o assassino antes de se tornar na próxima vítima? Em O Trono de Vidro, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo."


Opinião:
"Sendo fã de literatura fantástica, foi com alguma vergonha que me apercebi, quando peguei neste livro, de que já não lia nada deste género há demasiado tempo. Por isso mesmo, foi com imenso prazer que voltei a mergulhar num universo mágico, repleto de surpresas ao virar da esquina e seres surreais.

Escrito sob o ponto de vista de várias personagens, o "Trono de Vidro" tem como protagonista incontestável Calaena, uma jovem assassina que com apenas 18 anos já viveu mais do que muitas pessoas ao longo de toda uma vida. Calaena tem todas as características para conquistar os leitores pois é corajosa, justa e inteligente. Contudo, há outras personagens que, aos poucos, acabam por ganhar um lugar especial nas preferências dos leitores por, também eles, serem interessantes e terem muito a oferecer à história. Falo do capitão da guarda Chaol, do príncipe Dorian e da princesa Nehemia. Personagens com sentido de humor e que, na minha opinião, são essenciais para que os diálogos mais entusiasmantes e as cenas mais interessantes aconteçam na obra.
Confesso que inicialmente, e muito por causa de não ter lido a sinopse do livro, pensei que a história se desenvolveria em torno do torneio entre os vários concorrentes, assim foi com grande surpresa e satisfação que percebi que o factor mistério seria um ponto fulcral de toda a história. Quando os assassinatos têm início, entramos numa investigação que corre contra o tempo, sempre na expectativa de perceber quem é o responsável por tantas e improváveis mortes. 
Apesar de ser um livro de fantasia, a magia é introduzida muito lentamente na história, sendo que só já muito adiantados na leitura é que nos deparamos com cenas, literalmente, do outro mundo. É evidente a intenção da autora de ir levantando o véu gradualmente em relação ao lado mais fantástico da história e fiquei com a convicção de que nos livros que se seguem Sarah J. Maas continuará a desenvolver esta componente ficando, assim, com uma margem de manobra muito maior para dar asas à imaginação.
Não podia terminar sem destacar um aspecto que acredito que arrancará muitos suspiros às leitoras: falo, claro está, do triângulo amoroso que trás o factor romance à história e que deixa qualquer leitor a indagar sobre o desfecho desta interessante e curiosa situação. Os próximos livros prometem muitos ciúmes, confusões e corações partidos...
Em jeito de conclusão, resta-me dizer que o "Trono de Vidro" faz jus ao título de uma das obras de literatura para jovens adultos com maior sucesso dos últimos anos. Sarah J. Maas soube criar um universo mágico com personagens bem reais que prometem surpreender os seus leitores ao longo desta saga."

Por Mariana Oliveira


Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%